Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52739

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorSANTOS, Jane Kelly Silva dos-
dc.date.accessioned2023-10-09T16:41:45Z-
dc.date.available2023-10-09T16:41:45Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Jane Kelly Silva dos. Como alunas percebem ações inclusivas e excludentes nas aulas de educação física? um estudo qualitativo. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52739-
dc.description.abstractDentro da escola, é comum que os professores de Educação Física observem, em sua prática docente, a ocorrência sistemática de situações em que meninas não participam das aulas, por inúmeros motivos, e dentre eles pela exclusão experimentada. Nessa perspectiva, considerando a importância da participação de todos e, sobretudo, o direito do cidadão, estabelecemos enquanto objetivo para este trabalho verificar o entendimento e sentimento de meninas de escola pública em relação a episódios de inclusão e exclusão nas aulas de Educação Física escolar do Ensino Médio. Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, que ocorreu em uma escola pública localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Como critério de inclusão para a pesquisa foram consideradas meninas com faixa etária de 14 a 18 anos, matriculadas na escola. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, analisadas. Os resultados revelam que a maioria das alunas possui uma participação variada nas aulas de Educação Física com diferentes níveis de motivação. A percepção de inclusão é geralmente positiva, mas situações de exclusão foram identificadas em relação à seleção de conteúdos e organização do trabalho do professor. Estratégias pedagógicas mais inclusivas são recomendadas para promover maior participação e engajamento das alunas.pt_BR
dc.format.extent36 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão e exclusãopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleComo alunas percebem ações inclusivas e excludentes nas aulas de educação física? um estudo qualitativopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Alessandra Maria dos-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5387299886819429pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
dc.description.abstractxWithin schools, it is common for Physical Education teachers to observe, in their teaching practice, the systematic occurrence of situations in which girls do not participate in classes, for numerous reasons, including the exclusion experienced. From this perspective, considering the importance of everyone's participation and, above all, the citizen's rights, we set the objective for this work to verify the understanding and feelings of public school girls in relation to episodes of inclusion and exclusion in school Physical Education classes in the High school. This research is qualitative research, using semi-structured interviews, which took place in a public school located in the city of Vitória de Santo Antão, in Pernambuco. As inclusion criteria for the research, girls aged 14 to 18 were considered, enrolled in school. The interviews were recorded and later analyzed. The results reveal that the majority of students have varied participation in Physical Education classes with different levels of motivation. The perception of inclusion is generally positive, but situations of exclusion were identified in relation to the selection of content and organization of the teacher's work. More inclusive pedagogical strategies are recommended to promote greater participation and engagement among female students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6274222904614458pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jane Kelly Silva dos Santos.pdf433,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons