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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52739
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Jane Kelly Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T16:41:45Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T16:41:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jane Kelly Silva dos. Como alunas percebem ações inclusivas e excludentes nas aulas de educação física? um estudo qualitativo. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52739 | - |
dc.description.abstract | Dentro da escola, é comum que os professores de Educação Física observem, em sua prática docente, a ocorrência sistemática de situações em que meninas não participam das aulas, por inúmeros motivos, e dentre eles pela exclusão experimentada. Nessa perspectiva, considerando a importância da participação de todos e, sobretudo, o direito do cidadão, estabelecemos enquanto objetivo para este trabalho verificar o entendimento e sentimento de meninas de escola pública em relação a episódios de inclusão e exclusão nas aulas de Educação Física escolar do Ensino Médio. Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, que ocorreu em uma escola pública localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Como critério de inclusão para a pesquisa foram consideradas meninas com faixa etária de 14 a 18 anos, matriculadas na escola. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, analisadas. Os resultados revelam que a maioria das alunas possui uma participação variada nas aulas de Educação Física com diferentes níveis de motivação. A percepção de inclusão é geralmente positiva, mas situações de exclusão foram identificadas em relação à seleção de conteúdos e organização do trabalho do professor. Estratégias pedagógicas mais inclusivas são recomendadas para promover maior participação e engajamento das alunas. | pt_BR |
dc.format.extent | 36 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão e exclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | Como alunas percebem ações inclusivas e excludentes nas aulas de educação física? um estudo qualitativo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Alessandra Maria dos | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5387299886819429 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1370555928023240 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Within schools, it is common for Physical Education teachers to observe, in their teaching practice, the systematic occurrence of situations in which girls do not participate in classes, for numerous reasons, including the exclusion experienced. From this perspective, considering the importance of everyone's participation and, above all, the citizen's rights, we set the objective for this work to verify the understanding and feelings of public school girls in relation to episodes of inclusion and exclusion in school Physical Education classes in the High school. This research is qualitative research, using semi-structured interviews, which took place in a public school located in the city of Vitória de Santo Antão, in Pernambuco. As inclusion criteria for the research, girls aged 14 to 18 were considered, enrolled in school. The interviews were recorded and later analyzed. The results reveal that the majority of students have varied participation in Physical Education classes with different levels of motivation. The perception of inclusion is generally positive, but situations of exclusion were identified in relation to the selection of content and organization of the teacher's work. More inclusive pedagogical strategies are recommended to promote greater participation and engagement among female students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6274222904614458 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Jane Kelly Silva dos Santos.pdf | 433,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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