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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52730
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Título : | Esportes alternativos de criação brasileira: possibilidades de ensino nas aulas de educação física |
Autor : | SILVINO, Edna Maria dos Santos |
Palabras clave : | Educação Física escolar; Esportes alternativos; esportes de criação brasileira; Proposta curricular |
Fecha de publicación : | 28-sep-2023 |
Citación : | SILVINO, Edna Maria dos Santos. Esportes alternativos de criação brasileira: possibilidades de ensino nas aulas de educação física. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física-Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Resumen : | Atualmente o ensino da Educação Física escolar tem sido cada vez mais discutidos nos espaços universitários, por muitas vezes apresentar uma base limitada nos esportes tradicionais.Importante compreender que cada estado brasileiro tem autonomia para construir o seu currículo baseado na BNCC(Base Nacional Comum Curricular) e nas suas particularidades regionais. Nesse documento orientador constam os diversos conteúdos que podem e deveriam ser tratados na Educação Física. O esporte é um dos tratado nesse documento,mas não deveria se limitar apenas aos esportes tradicionais,pois existem muitos esportes alternativos,que são de criação brasileira,podendo ser trabalhados nas aulas.Diante disso,o objetivo desta pesquisa foi investigar como os esportes alternativos de criação brasileira na relação com as aulas de Educação Física tem sido analisados e discutidos nos artigos científicos. Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Os dados foram obtidos por meio de artigos científicos e trabalhos de conclusões de cursos, disponibilizados nas plataformas Capes e Google acadêmico, observando dois pontos, se os autores mencionam alguma problemática citada pelos docentes para não se trabalhar os esportes alternativos e a importância de uma possível proposta curricular.Diante da analise dos trabalhos, foi possível ver que alguns citam que a falta de espaço, materiais e o comodismo docente são os maiores empecilhos para se evitar a pratica desses esportes. Os artigos mencionam também a relevância da inserção dos esportes alternativos na educação física escolar , visando contribuir para diversificar e inovar as aulas e com isso uma maior participação do estudantes,evitando a evasão nas aulas . Entendendo isto, e diante da literatura examinada, concluímos enfatizando, que é essencial inovar as aulas de educação física, ofertando aos alunos a possibilidade de experimentar novas modalidades esportivas , e que mesmo não tendo espaços adequados e nem materiais disponíveis, ainda sim é possível a pratica dos esportes citados, de maneira adaptada e com materiais recicláveis, tornando as aulas enriquecedoras. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52730 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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