Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52730

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSILVINO, Edna Maria dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-09T16:00:47Z-
dc.date.available2023-10-09T16:00:47Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationSILVINO, Edna Maria dos Santos. Esportes alternativos de criação brasileira: possibilidades de ensino nas aulas de educação física. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física-Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52730-
dc.description.abstractAtualmente o ensino da Educação Física escolar tem sido cada vez mais discutidos nos espaços universitários, por muitas vezes apresentar uma base limitada nos esportes tradicionais.Importante compreender que cada estado brasileiro tem autonomia para construir o seu currículo baseado na BNCC(Base Nacional Comum Curricular) e nas suas particularidades regionais. Nesse documento orientador constam os diversos conteúdos que podem e deveriam ser tratados na Educação Física. O esporte é um dos tratado nesse documento,mas não deveria se limitar apenas aos esportes tradicionais,pois existem muitos esportes alternativos,que são de criação brasileira,podendo ser trabalhados nas aulas.Diante disso,o objetivo desta pesquisa foi investigar como os esportes alternativos de criação brasileira na relação com as aulas de Educação Física tem sido analisados e discutidos nos artigos científicos. Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Os dados foram obtidos por meio de artigos científicos e trabalhos de conclusões de cursos, disponibilizados nas plataformas Capes e Google acadêmico, observando dois pontos, se os autores mencionam alguma problemática citada pelos docentes para não se trabalhar os esportes alternativos e a importância de uma possível proposta curricular.Diante da analise dos trabalhos, foi possível ver que alguns citam que a falta de espaço, materiais e o comodismo docente são os maiores empecilhos para se evitar a pratica desses esportes. Os artigos mencionam também a relevância da inserção dos esportes alternativos na educação física escolar , visando contribuir para diversificar e inovar as aulas e com isso uma maior participação do estudantes,evitando a evasão nas aulas . Entendendo isto, e diante da literatura examinada, concluímos enfatizando, que é essencial inovar as aulas de educação física, ofertando aos alunos a possibilidade de experimentar novas modalidades esportivas , e que mesmo não tendo espaços adequados e nem materiais disponíveis, ainda sim é possível a pratica dos esportes citados, de maneira adaptada e com materiais recicláveis, tornando as aulas enriquecedoras.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectEsportes alternativospt_BR
dc.subjectesportes de criação brasileirapt_BR
dc.subjectProposta curricularpt_BR
dc.titleEsportes alternativos de criação brasileira: possibilidades de ensino nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6236319634536775pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxCurrently, the teaching of Physical Education at school has been increasingly discussed in university spaces, as it often has a limited basis in traditional sports. It is important to understand that each Brazilian state has the autonomy to build its curriculum based on the BNCC (National Common Curricular Base) and its regional particularities.This guiding document contains the various contents that can and should be covered in Physical Education. Sport is one of those covered in this document, but it should not be limited to traditional sports, as there are many alternative sports, which are of Brazilian creation, and can be worked on in classes.Therefore, the objective of this research was to investigate how alternative sports created in Brazil in relation to Physical Education classes have been analyzed and discussed in scientific articles. This is a study with a qualitative bibliographical approach. The data were obtained through scientific articles and course conclusion works, made available on the Capes and Google academic platforms, observing two points, whether the authors mention any problems cited by teachers for not working on alternative sports and the importance of a possible curriculum proposal.In view of the analysis of the work, it was possible to see that some mention that the lack of space, materials and teacher comfort are the biggest obstacles to avoiding the practice of these sports. The articles also mention the relevance of including alternative sports in school physical education, aiming to contribute to diversifying and innovating classes and thus greater student participation, avoiding class dropouts. Understanding this, and given the literature examined, we conclude by emphasizing that it is essential to innovate physical education classes, offering students the possibility of trying out new sports, and that even though there are no adequate spaces or materials available, it is still possible to practice of the aforementioned sports, in an adapted way and with recyclable materials, making classes enriching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC EDNA MARIA DOS SANTOS SILVINO.f.pdf389,33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons