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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52675
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Título: | Impactos da Pandemia do COVID-19 nos Elementos Educacionais no Âmbito da Educação Física em Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Autor(es): | SOUZA, João Vinícius da Silva |
Palavras-chave: | Atividade Física; COVID-19; Crianças; Pandemia; Transtorno do Espectro Autista |
Data do documento: | 18-Set-2023 |
Citação: | SOUZA, João Vinícius da Silva. Impactos da Pandemia do COVID-19 nos Elementos Educacionais no Âmbito da Educação Física em Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, comprometendo a comunicação, linguagem e interação social, evidenciando padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. A pandemia de COVID-19, provocou uma série de mudanças, alterando a rotina de crianças com TEA. O distanciamento social resultou em problemas de ordem psicossocial, decorrente da falta de interação social e alteração da rotina, caracterizado pelo fechamento de escolas, praças e eventos públicos. Essa alteração de rotina tem um processo de adaptação lento, gerando fatores estressores para essas crianças como: ansiedade, estresse e medo. Dessa forma, a atividade física para crianças com TEA, resultou positivamente, diminuindo os comportamentos agressivos, repetitivos e estereotipados, melhorando o desenvolvimento social, físico e motor. O objetivo do presente estudo é identificar os impactos de COVID-19 em crianças com TEA, apontando os efeitos da mudança de rotina durante o período de distanciamento social. A metodologia deste trabalho é realizada por meio de Revisão Bibliográfica do tipo Sistemática, a partir de publicações de artigos científicos nacionais nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, durante o período de 2012 a 2023. Conclui-se que, crianças e adolescentes com TEA sofreram impactos significativos em suas vidas. Portanto, com o avanço da contenção da COVID-19 e a retomada das atividades presenciais, esse público e seus familiares precisarão de mais atenção dos serviços terapêuticos, do contexto escolar e social, visto que foram encontrados desafios importantes durante o isolamento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52675 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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