Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52675

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPORTO, Solange Maria Magalhães da Silva-
dc.contributor.authorSOUZA, João Vinícius da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-06T18:37:53Z-
dc.date.available2023-10-06T18:37:53Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationSOUZA, João Vinícius da Silva. Impactos da Pandemia do COVID-19 nos Elementos Educacionais no Âmbito da Educação Física em Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52675-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, comprometendo a comunicação, linguagem e interação social, evidenciando padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. A pandemia de COVID-19, provocou uma série de mudanças, alterando a rotina de crianças com TEA. O distanciamento social resultou em problemas de ordem psicossocial, decorrente da falta de interação social e alteração da rotina, caracterizado pelo fechamento de escolas, praças e eventos públicos. Essa alteração de rotina tem um processo de adaptação lento, gerando fatores estressores para essas crianças como: ansiedade, estresse e medo. Dessa forma, a atividade física para crianças com TEA, resultou positivamente, diminuindo os comportamentos agressivos, repetitivos e estereotipados, melhorando o desenvolvimento social, físico e motor. O objetivo do presente estudo é identificar os impactos de COVID-19 em crianças com TEA, apontando os efeitos da mudança de rotina durante o período de distanciamento social. A metodologia deste trabalho é realizada por meio de Revisão Bibliográfica do tipo Sistemática, a partir de publicações de artigos científicos nacionais nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico, durante o período de 2012 a 2023. Conclui-se que, crianças e adolescentes com TEA sofreram impactos significativos em suas vidas. Portanto, com o avanço da contenção da COVID-19 e a retomada das atividades presenciais, esse público e seus familiares precisarão de mais atenção dos serviços terapêuticos, do contexto escolar e social, visto que foram encontrados desafios importantes durante o isolamento.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividade Físicapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleImpactos da Pandemia do COVID-19 nos Elementos Educacionais no Âmbito da Educação Física em Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4977681129271055pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2311737019302937pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by atypical development, compromising communication, language and social interaction, evidencing repetitive and stereotyped behavior patterns. The COVID-19 pandemic caused a series of changes, altering the routine of children with ASD. Social distancing resulted in psychosocial problems, due to the lack of social interaction and changes in routine, characterized by the closure of schools, squares and public events. This change in routine has a slow adaptation process, generating stressors for these children, such as: anxiety, stress and fear. Thus, physical activity for children with ASD resulted positively, reducing aggressive, repetitive and stereotyped behaviors, improving social, physical and motor development. The aim of the present study is to identify the impacts of COVID-19 on children with ASD, pointing out the effects of changing routines during the period of social distancing. The methodology of this work is carried out through a Bibliographic Review of the Systematic type, based on publications of national scientific articles in the SciELO and Google Scholar databases, during the period from 2012 to 2023. It is concluded that, children and adolescents with ASD suffered significant impacts in their lives. Therefore, with the advancement of COVID-19 containment and the resumption of face-to-face activities, this public and their families will need more attention from therapeutic services, from the school and social context, since important challenges were encountered during isolation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-2486-9136pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Vinícius da Silva Souza.pdf991,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons