Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52672

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento das habilidades motoras no ensino de educação física infantil: contribuições apontadas pela revisão da literatura
Autor(es): FERREIRA, Ludiane Maria
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Educação Infantil; Habilidades Motoras
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: FERREIRA, Ludiane Maria. Desenvolvimento das habilidades motoras no ensino de educação física infantil: contribuições apontadas pela revisão da literatura. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O objetivo desse estudo foi compreender a importância das aulas com professor de Educação Física para o Desenvolvimento das Habilidades Motoras, na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter integrativo com estudos que já foram realizados, por meio de artigos científicos nas bases de dados Scielo e Periódico Capes com um corte temporal de 2012 a 2022, utilizando as palavras-chave: Educação Física Escolar, Educação Infantil, Habilidades Motoras. Foram encontrados ao todo 111 artigos utilizando os critérios de inclusão e exclusão nas bases de dados citadas anteriormente, em que 74 foram excluídos por serem duplicatas. Foram lidos os títulos dos artigos que sobraram, onde 12 foram selecionados para leitura completa e, dentre esses, 4 foram escolhidos para análise e incluídos no trabalho final. Com base nos artigos analisados, foram observados que os fatores que influenciavam no Desenvolvimento das Habilidades Motoras eram o ambiente, a oportunidade da prática e a instrução apropriada. Dessa forma, o ambiente escolar exerce um papel fundamental na aquisição das habilidades motoras fundamentais, pois é o local onde as crianças passam a maior parte do seu tempo e a presença das aulas de Educação Física com professores especialistas da área desenvolvem melhor essas habilidades. Conclui-se, então, que é de suma importância que haja a presença de um profissional de Educação Física no Ensino Infantil, já que é nessa etapa que é quando eles começam a desenvolver os movimentos fundamentais (andar, correr, pular, equilibrar, entre outros).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52672
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 Ludiane Maria Ferreira.pdf289,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons