Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52672
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Ludiane Maria | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T18:22:16Z | - |
dc.date.available | 2023-10-06T18:22:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-05 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ludiane Maria. Desenvolvimento das habilidades motoras no ensino de educação física infantil: contribuições apontadas pela revisão da literatura. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52672 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse estudo foi compreender a importância das aulas com professor de Educação Física para o Desenvolvimento das Habilidades Motoras, na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter integrativo com estudos que já foram realizados, por meio de artigos científicos nas bases de dados Scielo e Periódico Capes com um corte temporal de 2012 a 2022, utilizando as palavras-chave: Educação Física Escolar, Educação Infantil, Habilidades Motoras. Foram encontrados ao todo 111 artigos utilizando os critérios de inclusão e exclusão nas bases de dados citadas anteriormente, em que 74 foram excluídos por serem duplicatas. Foram lidos os títulos dos artigos que sobraram, onde 12 foram selecionados para leitura completa e, dentre esses, 4 foram escolhidos para análise e incluídos no trabalho final. Com base nos artigos analisados, foram observados que os fatores que influenciavam no Desenvolvimento das Habilidades Motoras eram o ambiente, a oportunidade da prática e a instrução apropriada. Dessa forma, o ambiente escolar exerce um papel fundamental na aquisição das habilidades motoras fundamentais, pois é o local onde as crianças passam a maior parte do seu tempo e a presença das aulas de Educação Física com professores especialistas da área desenvolvem melhor essas habilidades. Conclui-se, então, que é de suma importância que haja a presença de um profissional de Educação Física no Ensino Infantil, já que é nessa etapa que é quando eles começam a desenvolver os movimentos fundamentais (andar, correr, pular, equilibrar, entre outros). | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Habilidades Motoras | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento das habilidades motoras no ensino de educação física infantil: contribuições apontadas pela revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1522788697371835 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this study was to understand the importance of Physical Education teacher classes for the Development of Motor Skills in Early Childhood Education. This is integrative bibliographical research with studies that have already been carried out, through scientific articles in the Scielo and Periodical Capes databases with a time frame from 2012 to 2022, using the keywords: School Physical Education, Early Childhood Education, Motor Skills. A total of 111 articles were found using the inclusion and exclusion criteria in the databases mentioned above, of which 74 were excluded for being duplicates. The titles of the remaining articles were read, where 12 were selected for complete reading and, among these, 4 were chosen for analysis and included in the final work. Based on the articles analyzed, it was observed that the factors that influenced the Development of Motor Skills were the environment, the opportunity for practice and adequate instruction. In this way, the school environment plays a fundamental role in the acquisition of fundamental motor skills, as it is the place where children spend most of their time and the presence of Physical Education classes with teachers who are experts in the field develops these skills better. It is concluded, then, that it is extremely important that there is the presence of a Physical Education professional in Early Childhood Education, as it is at this stage that they begin to develop fundamental movements (walking, running, jumping, balancing, among others). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC2 Ludiane Maria Ferreira.pdf | 289,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons