Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52658

Compartilhe esta página

Título: Análise dos componentes curriculares da graduação em educação física acerca da pessoa com deficiência no estado de Pernambuco
Autor(es): MACÊDO, Thiago Sobral de
Palavras-chave: Formação acadêmica; Educação inclusiva; Atividade motora adaptada
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: MACEDO, Thiago Sobral de. Análise dos componentes curriculares da graduação em educação física acerca da pessoa com deficiência no estado de Pernambuco. 2023. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: O presente estudo discorre a discussão em relação a questão da à Educação Física para pessoas com deficiência (PcD) nos componentes curriculares de graduação em educação física no estado de Pernambuco. Buscou-se selecionar o Projeto Pedagógico Curricular dos cursos de Educação Física oferecidos em instituições de ensino superior no estado de Pernambuco e analisar as informações acerca da PcD. Com características de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, esse trabalho buscou através do site Ministério da Educação, encontrar instituições de ensino superior, que possuíam cursos de licenciatura em Educação Física. Logo após, foi iniciada a procura dos documentos Projeto Pedagógico de Curso nos sites de cada faculdade, e por fim uma análise documental foi feita, buscando nas ementas as palavras inclusão, formação e deficiência. Observou-se que diversos currículos possuíam em suas descrições as palavras alvo dessa pesquisa, e que estavam presentes em todos elementos que guiam o plano de ensino da disciplina. Também observou-se a semelhança no trato do conteúdo entre todos cursos. Podemos concluir que embora as palavras chaves relacionadas a inclusão das PcD nos diferentes cursos de educação física pesquisados, fica evidente que o tema da inclusão PcD não se faz de forma sistemática em todos os componentes curriculares trazendo um vácuo para a formação do futuro professor de educação física.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52658
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Sobral de Macêdo.pdf347,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons