Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52658

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorMACÊDO, Thiago Sobral de-
dc.date.accessioned2023-10-05T23:35:16Z-
dc.date.available2023-10-05T23:35:16Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationMACEDO, Thiago Sobral de. Análise dos componentes curriculares da graduação em educação física acerca da pessoa com deficiência no estado de Pernambuco. 2023. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52658-
dc.description.abstractO presente estudo discorre a discussão em relação a questão da à Educação Física para pessoas com deficiência (PcD) nos componentes curriculares de graduação em educação física no estado de Pernambuco. Buscou-se selecionar o Projeto Pedagógico Curricular dos cursos de Educação Física oferecidos em instituições de ensino superior no estado de Pernambuco e analisar as informações acerca da PcD. Com características de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, esse trabalho buscou através do site Ministério da Educação, encontrar instituições de ensino superior, que possuíam cursos de licenciatura em Educação Física. Logo após, foi iniciada a procura dos documentos Projeto Pedagógico de Curso nos sites de cada faculdade, e por fim uma análise documental foi feita, buscando nas ementas as palavras inclusão, formação e deficiência. Observou-se que diversos currículos possuíam em suas descrições as palavras alvo dessa pesquisa, e que estavam presentes em todos elementos que guiam o plano de ensino da disciplina. Também observou-se a semelhança no trato do conteúdo entre todos cursos. Podemos concluir que embora as palavras chaves relacionadas a inclusão das PcD nos diferentes cursos de educação física pesquisados, fica evidente que o tema da inclusão PcD não se faz de forma sistemática em todos os componentes curriculares trazendo um vácuo para a formação do futuro professor de educação física.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtividade motora adaptadapt_BR
dc.titleAnálise dos componentes curriculares da graduação em educação física acerca da pessoa com deficiência no estado de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, José Igor Vasconcelos de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1328587067903920pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
dc.description.abstractxThe present study discusses the issue of Physical Education for people with disabilities (PwD) in the curricular components of undergraduate physical education in Pernambuco. We sought to select the Curricular Pedagogical Project for Physical Education courses offered in higher education institutions in Pernambuco and analyze the information about PwD. With characteristics of qualitative research of a documentary type, this work searched through the Ministry of Education website, a search was initiated to find higher education institutions, which had degree courses in Physical Education. Soon after, a search for the Pedagogical Course Project documents began on the websites of each college, and finally a documentary analysis was carried out, searching the menus for the words inclusion, training, and disability. It was observed that several curricula had the target words of this research in their descriptions and that they were present in all elements that guide the teaching plan of the subject. The similarity in the treatment of content between all courses was also observed. We can conclude that although the keywords related to the inclusion of PwD in the different physical education courses are researched, it is evident that the theme of PwD inclusion is not done systematically in all curricular components, creating a vacuum for the formation of future physical education teachers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7520114580640155pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Sobral de Macêdo.pdf347,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons