Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52609
Share on
Title: | Ressignificação identitária da Biblioteca Escolar Leitura Viva: um estudo de caso |
Authors: | LIMA, Brendda Pierre Alves de |
Keywords: | Biblioteca Escolar; Mediação Cultural; Biblioteca Leitura Viva; Gestão organizacional; Ressignificação do espaço |
Issue Date: | 19-Sep-2023 |
Citation: | LIMA, Brendda Pierre Alves de. Ressignificação identitária da Biblioteca Escolar Leitura Viva: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como tema a biblioteca escolar. O objeto de estudo foi a Biblioteca Leitura Viva que atende público infantil, infanto juvenil e coordenações pedagógicas, que faz parte do Colégio Apoio, em Recife, e teve sua inauguração em 1995. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar como ocorre a ressignificação física e ideológica de uma biblioteca escolar. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi a pesquisa-ação, acompanhada de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica utilizou referencial teórico que trata dos temas biblioteca escolar, mediação cultural e gestão de bibliotecas. A pesquisa descreveu o processo de reestruturação da biblioteca e utilizou, também, como ferramenta de pesquisa entrevistas com funcionários e alunos que frequentam a biblioteca. Os resultados da pesquisa apontam que houve uma ressignificação a partir do momento que a biblioteca se reinsere no ambiente escolar propondo atividades inovadoras de mediação cultural a fim de evidenciar para toda comunidade escolar que a biblioteca escolar é um setor fundamental no ambiente escolar em que está inserida. A pesquisa busca visualizar e exemplificar como ocorreu o processo de gestão organizacional para a sua ressignificação, a começar por sua reestruturação ideológica, ao incluir políticas gerais para uso da biblioteca e políticas particulares a serem adotadas para o melhor funcionamento interno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52609 |
Appears in Collections: | TCC - Biblioteconomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - BRENDDA PIERRE ALVES DE LIMA.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License