Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52609
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINTO, Lourival Pereira | - |
dc.contributor.author | LIMA, Brendda Pierre Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T19:33:20Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T19:33:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-02 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Brendda Pierre Alves de. Ressignificação identitária da Biblioteca Escolar Leitura Viva: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52609 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema a biblioteca escolar. O objeto de estudo foi a Biblioteca Leitura Viva que atende público infantil, infanto juvenil e coordenações pedagógicas, que faz parte do Colégio Apoio, em Recife, e teve sua inauguração em 1995. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar como ocorre a ressignificação física e ideológica de uma biblioteca escolar. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi a pesquisa-ação, acompanhada de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica utilizou referencial teórico que trata dos temas biblioteca escolar, mediação cultural e gestão de bibliotecas. A pesquisa descreveu o processo de reestruturação da biblioteca e utilizou, também, como ferramenta de pesquisa entrevistas com funcionários e alunos que frequentam a biblioteca. Os resultados da pesquisa apontam que houve uma ressignificação a partir do momento que a biblioteca se reinsere no ambiente escolar propondo atividades inovadoras de mediação cultural a fim de evidenciar para toda comunidade escolar que a biblioteca escolar é um setor fundamental no ambiente escolar em que está inserida. A pesquisa busca visualizar e exemplificar como ocorreu o processo de gestão organizacional para a sua ressignificação, a começar por sua reestruturação ideológica, ao incluir políticas gerais para uso da biblioteca e políticas particulares a serem adotadas para o melhor funcionamento interno. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.subject | Mediação Cultural | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Leitura Viva | pt_BR |
dc.subject | Gestão organizacional | pt_BR |
dc.subject | Ressignificação do espaço | pt_BR |
dc.title | Ressignificação identitária da Biblioteca Escolar Leitura Viva: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2859893543446037 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2763163383357621 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work’s theme is the school library, the object of the study was the Biblioteca Leitura Viva, which serves children, young people and pedagogical coordinators, is part of Colégio Apoio, in Recife and was inaugurated in 1995. The main objective of this work is to demonstrate how the physical and ideological redefinition of a school library occurs, the methodology used to achieve the objectives was action research, accompanied by bibliographical research and case study. The bibliographical research used theoretical references that deal with themes of school library, cultural mediation and library management. The research described the process of restructuring the library and also used interviews with employees and students who frequent the library as a research tool. The results of the research indicate that there was a new meaning from the moment the library was reinserted into the school environment, proposing innovative cultural mediation activities in order to demonstrate to the entire school community that the school library is a fundamental sector in the school environment in which it operates. The research seeks to visualize and exemplify how the organizational management process occurred for its redefinition, starting with its ideological restructuring, by including general policies for library use and particular policies to be adopted for better internal functioning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Biblioteconomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - BRENDDA PIERRE ALVES DE LIMA.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons