Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52565

Compartilhe esta página

Título: Perfil sociodemográfico, clínico e nutricional de pacientes com covid-19 admitidos em unidades de terapia intensiva do estado de Pernambuco
Autor(es): GOMES, Ana Lucia Luiza
Palavras-chave: Covid-19; Unidades de Terapia Intensiva; Perfil de saúde; Estado nutricional e obesidade
Data do documento: 13-Set-2023
Citação: GOMES, Ana Lúcia Luiza. Perfil sociodemográfico, clínico e nutricional de pacientes com covid-19 admitidos em unidades de terapia intensiva do estado de Pernambuco. 2023. 48 f. TCC (Graduação) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, 2023.
Abstract: A COVID-19 é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo vírus SARS – CoV- 2, sendo manifestada desde uma infecção leve ou assintomática até casos mais graves, levando muitos pacientes a necessitarem de cuidados intensivos, favorecendo o aumento da mortalidade. Este trabalho teve como objetivo investigar o perfil sociodemográfico, clínico e nutricional de pacientes com COVID-19 admitidos em Unidades de Terapia Intensiva do Estado de Pernambuco. O estudo é do tipo transversal, retrospectivo, oriundo do banco de dados referente ao estado de Pernambuco de uma pesquisa multicêntrica, denominada “Aspectos clínicos, nutricionais e sociodemográficos associados à mortalidade em pacientes com COVID-19".Os dados da pesquisa original foram coletados no período entre julho de 2020 a maio de 2021, sendo estudadas variáveis sociodemográficas (idade, sexo, renda per capita, escolaridade, ocupação), clínicas (como diagnóstico prévio de doenças crônicas não transmissíveis, sintomatologia do COVID-19 e desfecho clínico) e nutricionais (peso, altura, índice de massa corporal - IMC). Em relação ao perfil sociodemográfico, foram avaliados 113 pacientes, com uma média de idade de 65,70 ± 14,9 anos constatando que a população idosa foi a maior acometida pelo covid-19, observou-se uma leve predominância do sexo masculino com 51,3%, e em relação ao nível de escolaridade, a maioria dos pacientes cursou até o ensino fundamental incompleto (37,1%) e fundamental completo ou médio incompleto (34,0%), e a maior parte eram aposentados (54,9%). No que diz respeito ao estado nutricional dos pacientes segundo o IMC, a maioria foram classificados como excesso de peso ou sobrepeso/obesidade correspondendo a 70,7%. Além disso, entre as comorbidades associadas, destacam-se com maior frequência a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, com prevalência de 69,9% e 47,8% respectivamente. Os principais sintomas relacionados ao COVID-19 foram perda do apetite (36,5%), perda de olfato (35,3%) e perda do paladar (34,1%). Em relação ao desfecho clínico, a maioria dos pacientes foram a óbito (55,9%). Diante disso, conclui-se que o perfil dos pacientes com COVID-19 que tiverem a forma mais grave da doença e necessitaram de internamento em UTI foi de indivíduos idosos, portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes e com obesidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52565
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Lucia Luiza Gomes.pdf963,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons