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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52462
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Título: | Abordagem para Avaliação de Riscos Marítimos em portos devido a fatores Meteoceanográficos: O caso do Porto do Recife |
Autor(es): | PINHEIRO, Paulo Ricardo de Gois |
Palavras-chave: | Avaliação de risco portuário; Porto do Recife; Navio de passageiros; Regiões portuárias; Fatores meteoceanográficos |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Citação: | PINHEIRO, Paulo Ricardo de Gois. Abordagem para avaliação de riscos marítimos em portos devido a fatores meteoceanográficos: o caso do Porto do Recife. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Naval) - Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 |
Abstract: | A operação de grandes embarcações em regiões portuárias envolve a realização de manobras que apresentam riscos ao serviço do navio e da região. O risco se torna maior quando fatores Meteoceanográficos (MOs), como a intensidade dos ventos, altura das ondas e efeitos de marés interferem na operação das embarcações. Tendo em vista que a maioria dos acidentes marítimos ocorrem em águas restritas, este trabalho propõe uma abordagem para Análises de Riscos Marítimos (ARM) no exercício da realização de manobras em águas rasas com influência de fatores MOs. O objetivo é propor ajustes para melhorar uma metodologia já existente e aplicá-la em um estudo de caso no Porto do Recife com uma embarcação de passageiros, com o intuito de gerar informações úteis para o gerenciamento de riscos no porto e contribuir para melhoria da segurança em operações portuárias. Os dados MOs utilizados neste trabalho foram coletados no período de 1979 a 2021. Com o auxílio de 3 especialistas, um navegante amador, um navegante profissional e um prático, na região de estudo, foram identificados e classificados 41 cenários acidentais (CAs), utilizando a técnica de Análise Preliminar de Riscos. Destes, 7 foram selecionados para uma análise mais detalhada de frequência de acontecimentos e possíveis impactos ao meio ambiente, à embarcação de estudo, e aos tripulantes e pessoas envolvidas na operação dessa embarcação no local de estudo. A metodologia apresenta 6 etapas, a primeira é a caracterização do problema, depois vem a identificação de perigos e consolidação dos cenários acidentais, avaliação de cenários MOs, estimativa de frequências, avaliação das consequências e por último a classificação e categorização do risco. Este estudo demonstrou que ventos de sudeste acima de 15 nós e ondas acima de 1,5m são condições MOs de risco na entrada ou saída de navios de passageiros no porto, bem como confirmou que ações preventivas já tomadas pelo porto para prevenção de possíveis acidentes, como não deixar duas embarcações operarem ao mesmo tempo no canal de acesso ao porto são de extrema importância. Dessa forma, a metodologia aperfeiçoada consistiu em caracterizar o problema, identificando e consolidando cenários acidentais com a finalidade de classificar os riscos e se mostrou eficiente para avaliação de riscos em regiões portuárias com interferência de fatores meteorológicos, para comunicação de riscos e auxílio no treinamento de simulação de situações inesperadas. Os resultados mostram que o melhoramento da metodologia se mostrou de grande valia para aplicação em estudos futuros sobre interferência de fatores MOs no risco da operação de embarcações. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52462 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Naval |
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