Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52462

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Heitor de Oliveira-
dc.contributor.authorPINHEIRO, Paulo Ricardo de Gois-
dc.date.accessioned2023-09-27T16:40:11Z-
dc.date.available2023-09-27T16:40:11Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.date.submitted2023-09-11-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Paulo Ricardo de Gois. Abordagem para avaliação de riscos marítimos em portos devido a fatores meteoceanográficos: o caso do Porto do Recife. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Naval) - Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52462-
dc.description.abstractA operação de grandes embarcações em regiões portuárias envolve a realização de manobras que apresentam riscos ao serviço do navio e da região. O risco se torna maior quando fatores Meteoceanográficos (MOs), como a intensidade dos ventos, altura das ondas e efeitos de marés interferem na operação das embarcações. Tendo em vista que a maioria dos acidentes marítimos ocorrem em águas restritas, este trabalho propõe uma abordagem para Análises de Riscos Marítimos (ARM) no exercício da realização de manobras em águas rasas com influência de fatores MOs. O objetivo é propor ajustes para melhorar uma metodologia já existente e aplicá-la em um estudo de caso no Porto do Recife com uma embarcação de passageiros, com o intuito de gerar informações úteis para o gerenciamento de riscos no porto e contribuir para melhoria da segurança em operações portuárias. Os dados MOs utilizados neste trabalho foram coletados no período de 1979 a 2021. Com o auxílio de 3 especialistas, um navegante amador, um navegante profissional e um prático, na região de estudo, foram identificados e classificados 41 cenários acidentais (CAs), utilizando a técnica de Análise Preliminar de Riscos. Destes, 7 foram selecionados para uma análise mais detalhada de frequência de acontecimentos e possíveis impactos ao meio ambiente, à embarcação de estudo, e aos tripulantes e pessoas envolvidas na operação dessa embarcação no local de estudo. A metodologia apresenta 6 etapas, a primeira é a caracterização do problema, depois vem a identificação de perigos e consolidação dos cenários acidentais, avaliação de cenários MOs, estimativa de frequências, avaliação das consequências e por último a classificação e categorização do risco. Este estudo demonstrou que ventos de sudeste acima de 15 nós e ondas acima de 1,5m são condições MOs de risco na entrada ou saída de navios de passageiros no porto, bem como confirmou que ações preventivas já tomadas pelo porto para prevenção de possíveis acidentes, como não deixar duas embarcações operarem ao mesmo tempo no canal de acesso ao porto são de extrema importância. Dessa forma, a metodologia aperfeiçoada consistiu em caracterizar o problema, identificando e consolidando cenários acidentais com a finalidade de classificar os riscos e se mostrou eficiente para avaliação de riscos em regiões portuárias com interferência de fatores meteorológicos, para comunicação de riscos e auxílio no treinamento de simulação de situações inesperadas. Os resultados mostram que o melhoramento da metodologia se mostrou de grande valia para aplicação em estudos futuros sobre interferência de fatores MOs no risco da operação de embarcações.pt_BR
dc.format.extent89p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação de risco portuáriopt_BR
dc.subjectPorto do Recifept_BR
dc.subjectNavio de passageirospt_BR
dc.subjectRegiões portuáriaspt_BR
dc.subjectFatores meteoceanográficospt_BR
dc.titleAbordagem para Avaliação de Riscos Marítimos em portos devido a fatores Meteoceanográficos: O caso do Porto do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGALVÃO, Daniel Brandt-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1382007768731854pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317807243271215pt_BR
dc.description.abstractxThe operation of large shipments in port regions involves carrying out maneuvers that pose risks to the service of the ship and the region. The risk becomes greater when meteoceanographic factors (MOs), such as wind intensity, wave height and tidal effects interfere with vessel operation. Considering that most maritime accidents occur in restricted waters, this work proposes an approach for Maritime Risk Analysis (MRA) in the exercise of performing maneuvers in shallow waters with the influence of MOs factors. The objective is to propose adjustments to improve an existing methodology and apply it in a case study at the Port of Recife with a passenger boarding, in order to generate useful information for risk management in the port and contribute to improving security. in port operations. The MOs data used in this work were collected from 1979 to 2021. With the help of 3 specialists, an amateur navigator, a professional navigator and a practical one, in the study region, 41 accidental scenarios (ASs) were identified and identified, using the Preliminary Risk Analysis technique. Of these, 7 were selected for a more detailed analysis of the frequency of events and possible impacts on the environment, on the study boarding, and on the crew and people involved in the operation of this boarding at the study site. The methodology has 6 steps, the first is the characterization of the problem, then comes the identification of hazards and the formulation of accidental scenarios, evaluation of MOs scenarios, estimation of frequencies, evaluation of the consequences and finally the classification and categorization of the risk. This study demonstrated that southeast winds above 15 knots and waves above 1.5m are MOs risk conditions for the entry or exit of passenger ships in the port, as well as confirming that preventive actions already taken by the port to prevent possible accidents, how not to let two vessels operate at the same time in the port access channel are extremely important. In this way, an improved methodology consists of characterizing the problem, identifying and consolidating accidental scenarios with the purpose of assessing the risks and proving to be efficient for risk assessment in port regions with interference from meteorological factors, for risk communication and assistance in the training of simulation of unexpected situations. The results show that the improvement of the methodology proved to be of great value for application in future studies on the interference of risk-free MOs factors in the shipment operation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenhariaspt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7869882504403686pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Naval

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paulo Ricardo de Gois Pinheiro.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons