Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52435

Compartilhe esta página

Título: Identificação de problemas em disciplinas de aprendizagem para inovação enfrentados por professores e alunos : um estudo de caso
Autor(es): ANDRADE, Múcio Jaziel Alves de
Palavras-chave: Engenharia da computação; Problemas enfrentados por professores; Problemas enfrentados por alunos
Data do documento: 29-Abr-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Múcio Jaziel Alves de. Identificação de problemas em disciplinas de aprendizagem para inovação enfrentados por professores e alunos: um estudo de caso. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta dissertação apresenta um estudo de caso exploratório que visa identificar os principais problemas enfrentados por professores e alunos ao participarem de uma disciplina prática de aprendizagem para inovação, organizada em equipes multidisciplinares que é ministrada há 15 anos. Apesar da importância da educação para inovação, está normalmente utiliza méto- dos não tradicionais de ensino e aprendizagem que trazem novos desafios para professores e alunos. Entretanto a literatura sobre educação para a inovação ainda não tem discutido siste- maticamente os problemas que os professores e alunos enfrentam neste tipo de disciplina. A disciplina, conhecida como Projetão, serve de inspiração para outros centros acadêmicos que seguem variações do mesmo método da disciplina originalmente surgida no Centro de Informá- tica - UFPE. Esta disciplina segue um processo de inovação dividido em busca para descobrir uma oportunidade, projetar e implementar uma solução digital potencialmente inovadora, ge- ralmente como aplicativos móveis ou web. Deste modo, Projetão possui um processo próprio de inovação que levam os alunos a uma jornada de inovação seguindo noves passos chamados de Quests. O estudo de caso incluiu entrevistas de problemas adaptadas da abordagem de Running Lean, observações in loco e análise da comunicação de duas equipes via Whatsapp e Telegram. Os resultados mostram que os problemas prioritários dos professores está rela- cionado a não saber informações sobre quais os alunos colaboraram com o aprendizado em suas equipes. Com relação aos problemas prioritários dos alunos, os resultados mostram que os problemas enfrentados estão relacionados à colaboração ineficaz em equipes multidisciplinares. Esses problemas de colaboração são difíceis de serem identificados pelos professores, mas eles aparecem em suas comunicações sobre ferramentas sociais. Esta característica permite que, no futuro, sejam desenvolvidas ferramentas de apoio à colaboração em equipes a partir da interação de seus integrantes em ferramentas de comunicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52435
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Múcio Jaziel Alves de Andrade.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons