Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52435

Share on

Title: Identificação de problemas em disciplinas de aprendizagem para inovação enfrentados por professores e alunos : um estudo de caso
Authors: ANDRADE, Múcio Jaziel Alves de
Keywords: Engenharia da computação; Problemas enfrentados por professores; Problemas enfrentados por alunos
Issue Date: 29-Apr-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ANDRADE, Múcio Jaziel Alves de. Identificação de problemas em disciplinas de aprendizagem para inovação enfrentados por professores e alunos: um estudo de caso. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta dissertação apresenta um estudo de caso exploratório que visa identificar os principais problemas enfrentados por professores e alunos ao participarem de uma disciplina prática de aprendizagem para inovação, organizada em equipes multidisciplinares que é ministrada há 15 anos. Apesar da importância da educação para inovação, está normalmente utiliza méto- dos não tradicionais de ensino e aprendizagem que trazem novos desafios para professores e alunos. Entretanto a literatura sobre educação para a inovação ainda não tem discutido siste- maticamente os problemas que os professores e alunos enfrentam neste tipo de disciplina. A disciplina, conhecida como Projetão, serve de inspiração para outros centros acadêmicos que seguem variações do mesmo método da disciplina originalmente surgida no Centro de Informá- tica - UFPE. Esta disciplina segue um processo de inovação dividido em busca para descobrir uma oportunidade, projetar e implementar uma solução digital potencialmente inovadora, ge- ralmente como aplicativos móveis ou web. Deste modo, Projetão possui um processo próprio de inovação que levam os alunos a uma jornada de inovação seguindo noves passos chamados de Quests. O estudo de caso incluiu entrevistas de problemas adaptadas da abordagem de Running Lean, observações in loco e análise da comunicação de duas equipes via Whatsapp e Telegram. Os resultados mostram que os problemas prioritários dos professores está rela- cionado a não saber informações sobre quais os alunos colaboraram com o aprendizado em suas equipes. Com relação aos problemas prioritários dos alunos, os resultados mostram que os problemas enfrentados estão relacionados à colaboração ineficaz em equipes multidisciplinares. Esses problemas de colaboração são difíceis de serem identificados pelos professores, mas eles aparecem em suas comunicações sobre ferramentas sociais. Esta característica permite que, no futuro, sejam desenvolvidas ferramentas de apoio à colaboração em equipes a partir da interação de seus integrantes em ferramentas de comunicação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52435
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Múcio Jaziel Alves de Andrade.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons