Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52418

Compartilhe esta página

Título: O feedback como promotor da aprendizagem autorregulada na formação docente em física.
Autor(es): SILVA, Everton Soares da
Palavras-chave: Feedbacks cognitivos; Aprendizagem autorregulada; Formação de professores; Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 5-Set-2023
Citação: SILVA, Everton Soares da. O feedback como promotor da aprendizagem autorregulada na formação docente em física. 2023. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de feedbacks como forma de promover estratégias cognitivas de aprendizagens autorreguladas nos discentes dos períodos iniciais do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Para isto, realizamos nas disciplinas de Introdução à Física e Metodologia do Estudo, uma mentoria personalizada com acompanhamento pedagógico ao longo do semestre 2022.2, que contou com a participação de 5 estudantes do 1º período deste curso, os quais não tinham outras experiências na educação superior. Esta mentoria se desenvolveu em função das concepções de Hattie (2009, 2012); Hattie e Timperley (2007), sobre o uso de feedbacks, o qual se deu, a partir dos desafios enfrentados nos processos autorregulatórios da aprendizagem na formação docente em Física, com a finalidade de orientar os caminhos que podem ser percorridos para a construção efetiva do conhecimento. Neste contexto, é apresentado o modelo de aprendizagem autorregulada na perspectiva de Zimmerman (2000), que envolve antecipação, desempenho e autoavaliação. Ademais, buscamos identificar as fragilidades nos conhecimentos declarativos, procedimentais e atitudinais desses estudantes, tal qual, acompanhar as suas evoluções. Por fim, analisamos suas percepções em relação aos feedbacks fornecidos com o interesse de compreender os progressos obtidos nas habilidades de autorregulação. Os principais resultados apontam o feedback como um instrumento influente na promoção de estratégias cognitivas de autorregulação, que favorece uma evolução significativa nas aprendizagens dos estudantes, em consequência do uso estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52418
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Everton Soares da Silva.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons