Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52418
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | SILVA, Everton Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T14:21:19Z | - |
dc.date.available | 2023-09-26T14:21:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Everton Soares da. O feedback como promotor da aprendizagem autorregulada na formação docente em física. 2023. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52418 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de feedbacks como forma de promover estratégias cognitivas de aprendizagens autorreguladas nos discentes dos períodos iniciais do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Para isto, realizamos nas disciplinas de Introdução à Física e Metodologia do Estudo, uma mentoria personalizada com acompanhamento pedagógico ao longo do semestre 2022.2, que contou com a participação de 5 estudantes do 1º período deste curso, os quais não tinham outras experiências na educação superior. Esta mentoria se desenvolveu em função das concepções de Hattie (2009, 2012); Hattie e Timperley (2007), sobre o uso de feedbacks, o qual se deu, a partir dos desafios enfrentados nos processos autorregulatórios da aprendizagem na formação docente em Física, com a finalidade de orientar os caminhos que podem ser percorridos para a construção efetiva do conhecimento. Neste contexto, é apresentado o modelo de aprendizagem autorregulada na perspectiva de Zimmerman (2000), que envolve antecipação, desempenho e autoavaliação. Ademais, buscamos identificar as fragilidades nos conhecimentos declarativos, procedimentais e atitudinais desses estudantes, tal qual, acompanhar as suas evoluções. Por fim, analisamos suas percepções em relação aos feedbacks fornecidos com o interesse de compreender os progressos obtidos nas habilidades de autorregulação. Os principais resultados apontam o feedback como um instrumento influente na promoção de estratégias cognitivas de autorregulação, que favorece uma evolução significativa nas aprendizagens dos estudantes, em consequência do uso estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Feedbacks cognitivos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem autorregulada | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O feedback como promotor da aprendizagem autorregulada na formação docente em física. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1184793317118817 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the use of feedback as a way to promote cognitive strategies of self-regulated learning in students of the initial periods of the degree course in Physics at the Federal University of Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA). For this, in the Introduction to Physics and Study Methodology disciplines, we carried out personalized mentoring with pedagogical follow-up throughout the 2022.2 semester, which included the participation of 5 students from the 1st period of this course, who had no other experience in higher education. This mentoring was developed based on Hattie's conceptions (2009, 2012); Hattie and Timperley (2007), on the use of feedback, which took place from the challenges faced in the self-regulatory processes of learning in teacher training in Physics, with the purpose of guiding the paths that can be followed for the effective construction of the knowledge. In this context, the self-regulated learning model is presented from the perspective of Zimmerman (2000), which involves anticipation, performance and self-assessment. Furthermore, we seek to identify weaknesses in the declarative, procedural and attitudinal knowledge of these students, as well as monitor their evolution. Finally, we analyzed their perceptions regarding the feedback provided in order to understand the progress made in self-regulation skills. The main results point to feedback as an influential instrument in promoting cognitive self-regulation strategies, which favors a significant evolution in student learning, as a result of the use of cognitive and metacognitive learning strategies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5958-910X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Everton Soares da Silva.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons