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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52397
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Título : | O brincar da criança com Aniridia: análise terapêutica ocupacional de um estudo de caso utilizando a escala lúdica pré-escolar de knox |
Autor : | SILVA, Myllena Bezerra de Lira |
Palabras clave : | brincar; baixa visão; aniridia; terapia ocupacional |
Fecha de publicación : | 9-nov-2022 |
Citación : | SILVA, Myllena Bezerra de Lira. O brincar da criança com Aniridia: Análise terapêutica ocupacional de um estudo de caso utilizando a escala lúdica pré-escolar de knox. 2023. Bacharelado em Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O brincar é imprescindível para o desenvolvimento da criança. É por meio da brincadeira que a criança desenvolve habilidades motoras, processuais e de interação social, bem como vivencia experiências sensoriais e de estimulação da criatividade. Com isso, o brincar para a criança com baixa visão é fundamental, pois, a brincadeira contribui para novas descobertas sensoriais. Então, é necessário proporcionar estímulos olfativos, táteis e auditivos, e brincadeiras que envolvem habilidades manuais e cognição. Nesse viés, é preciso utilizar brinquedos adequados por meio do tratamento terapêutico ocupacional e estimular o brincar em casa. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar o brincar de uma criança com Aniridia por meio da escala lúdica pré-escolar de Knox. Trata-se de um estudo de caso único, realizado na Associação Novo Rumo, no bairro de Casa Amarela, em Recife-PE. Foi feita a anamnese para a obtenção de informações pessoais para a caracterização da criança, e foi aplicado o instrumento, para a análise do brincar, objetivando ver as potencialidades e dificuldades da criança no brincar. Observou-se, a importância da estimulação do brincar para a criança com baixa visão em casa, contribuindo para ganhos significativos nas habilidades motoras e cognitivas. Com a análise do resultado obtido pelo instrumento, foi percebido que a criança apresentou dificuldade em manipular a tesoura, contar histórias, brincar acompanhado e equilíbrio. Conclui-se que as dificuldades apresentadas pela criança são encontradas em crianças com baixa visão e que apesar da patologia da criança, ela apresentou diversas potencialidades com o tratamento realizado pela terapia ocupacional a estimulação de atividades lúdicas no ambiente domiciliar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52397 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
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