Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52397

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Raquel Costa-
dc.contributor.authorSILVA, Myllena Bezerra de Lira-
dc.date.accessioned2023-09-25T16:28:51Z-
dc.date.available2023-09-25T16:28:51Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-09-13-
dc.identifier.citationSILVA, Myllena Bezerra de Lira. O brincar da criança com Aniridia: Análise terapêutica ocupacional de um estudo de caso utilizando a escala lúdica pré-escolar de knox. 2023. Bacharelado em Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52397-
dc.description.abstractO brincar é imprescindível para o desenvolvimento da criança. É por meio da brincadeira que a criança desenvolve habilidades motoras, processuais e de interação social, bem como vivencia experiências sensoriais e de estimulação da criatividade. Com isso, o brincar para a criança com baixa visão é fundamental, pois, a brincadeira contribui para novas descobertas sensoriais. Então, é necessário proporcionar estímulos olfativos, táteis e auditivos, e brincadeiras que envolvem habilidades manuais e cognição. Nesse viés, é preciso utilizar brinquedos adequados por meio do tratamento terapêutico ocupacional e estimular o brincar em casa. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar o brincar de uma criança com Aniridia por meio da escala lúdica pré-escolar de Knox. Trata-se de um estudo de caso único, realizado na Associação Novo Rumo, no bairro de Casa Amarela, em Recife-PE. Foi feita a anamnese para a obtenção de informações pessoais para a caracterização da criança, e foi aplicado o instrumento, para a análise do brincar, objetivando ver as potencialidades e dificuldades da criança no brincar. Observou-se, a importância da estimulação do brincar para a criança com baixa visão em casa, contribuindo para ganhos significativos nas habilidades motoras e cognitivas. Com a análise do resultado obtido pelo instrumento, foi percebido que a criança apresentou dificuldade em manipular a tesoura, contar histórias, brincar acompanhado e equilíbrio. Conclui-se que as dificuldades apresentadas pela criança são encontradas em crianças com baixa visão e que apesar da patologia da criança, ela apresentou diversas potencialidades com o tratamento realizado pela terapia ocupacional a estimulação de atividades lúdicas no ambiente domiciliar.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectbrincarpt_BR
dc.subjectbaixa visãopt_BR
dc.subjectaniridiapt_BR
dc.subjectterapia ocupacionalpt_BR
dc.titleO brincar da criança com Aniridia: análise terapêutica ocupacional de um estudo de caso utilizando a escala lúdica pré-escolar de knoxpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3206041868154743pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3126315843449267pt_BR
dc.description.abstractxPlaying is essential for the child's development. It is through play that the child develops motor, procedural and social interaction skills, and experiences sensory experiences and stimulation of creativity. With this, playing for the child with low vision is fundamental, because the game contributes to new sensory discoveries. So, it is necessary to provide olfactory, tactile and auditory stimuli, and games that involve manual skills and cognition. In this bias, it is necessary to use appropriate toys through Occupational Therapy and encourage play at home. In this perspective, the objective of the present study is to analyze the child's play with Aniridia through Knox's preschool ludic scale. This is a single case study, carried out at Associação Novo Rumo, in the neighborhood of Casa Amarela, in Recife-PE. Where the anamnesis was made to obtain personal information for the characterization of the child, and the instrument was applied for the analysis of play, aiming to see the potential and difficulties of the child in playing. It was observed the importance of stimulating play for children with low vision at home, contributing to significant gains in motor and cognitive skills. With the analysis of the instrument, it was noticed that the child had difficulty manipulating the scissors, telling stories, playing together and balancing. It is concluded that the difficulties presented by the child are found in children with low vision and that despite the child's pathology, she presented several potentialities due to Occupational Therapy and the stimulation of recreational activities in the home environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Myllena Bezerra de Lira Silva.docx.pdf166,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons