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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52388
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Título: | Dança e Conexões : Relato de experiência de discente do curso de Licenciatura em Dança em Programa de Educação Tutorial (PET) interdisciplinar |
Autor(es): | PEREIRA, Valéria Cristina Diniz |
Palavras-chave: | Formação; Dança |
Data do documento: | 8-Nov-2022 |
Citação: | PEREIRA,Valéria. Dança e Conexões : Relato de experiência de discente do curso de licenciatura em Dança em Programa de Educação Tutorial (PET) interdisciplinar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Dança - Universidade Federalde Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência enquanto aluna do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco atuando em um Programa de Ensino Tutorial (PET), que abarca projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre 2016 e 2022. Essa atuação foi muito importante e significativa, construindo habilidades, ampliando minha criatividade e melhorando minha forma de comunicação, onde dispus de um ambiente interdisciplinar para trazer a dança no contexto escolar e não escolar. Os PETs foram criados em 1979 pelo Governo Federal para estimular a pesquisa, extensão e o ensino nas universidades brasileiras. Encontra-se no regulamento regido pela Lei N° 11.180, de 23 de setembro de 2005 e pelas Portarias MEC Nº 3.385, de 29 de setembro de 2005, a nº 1.632, de 25 de setembro de 2006 e a nº 1.046/2007. O PET Conexão Gestão Política Pedagógica foi instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), através da Portaria nº. 1, de 17 de maio de 2006, Lei nº. 3.385. As atividades desenvolvidas por mim neste período foram a elaboração e aplicação de práticas de dança, como a ciranda no CinePET/Ciranda e oficinas de dança afro no ano de 2019, no Encontro XXIV Nacional do Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET) e no I Encontro de Cultura e Extensão e Mostra PET da UFPE (IECEX / Mostra PET CFCH). Essas práticas me trouxeram experiência de como planejar uma aula, como atuar no papel docente, além da possibilidade de interação com pessoas de outros cursos, de perceber as corporeidades dos alunos, de participar de organização em eventos e debater diversas temáticas em contextos de outras cidades e estados. Estando junto com outras pessoas que pensam áreas de conhecimento diferente da dança e a inserindo como possibilidade formativa e pedagógica me ofereceu um diferencial como aluna licencianda em Dança, compreendendo assim, um universo plural de conhecimentos. A dança é um campo de conhecimento que traz benefícios aos envolvidos e deveria ser incluída no planejamento de uma escola formal, e campos não formais, e além disso, as universidade poderiam ter um maior número de atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro e fora dos programas PETs, viabilizando essa vivência para um maior número de pessoas. Uma das minhas experiências incluiu levar possibilidades de danças para o interior do estado de Pernambuco, onde foi possível perceber as realidades dos alunos, e aprendi ser proativa e comunicativa. Com isso, refleti a grandeza do que é o mundo acadêmico, e como podemos interagir com a comunidade e escolas através dos PETs, sugerindo a criação de mais programas, porém, específicos na área de dança para suprir essa demanda, sem abrir mão da interdisciplinaridade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52388 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
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