Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52388
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARQUES, Ana Cristina Oliveira | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Valéria Cristina Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T14:04:04Z | - |
dc.date.available | 2023-09-22T14:04:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA,Valéria. Dança e Conexões : Relato de experiência de discente do curso de licenciatura em Dança em Programa de Educação Tutorial (PET) interdisciplinar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Dança - Universidade Federalde Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52388 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência enquanto aluna do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco atuando em um Programa de Ensino Tutorial (PET), que abarca projetos de ensino, pesquisa e extensão, entre 2016 e 2022. Essa atuação foi muito importante e significativa, construindo habilidades, ampliando minha criatividade e melhorando minha forma de comunicação, onde dispus de um ambiente interdisciplinar para trazer a dança no contexto escolar e não escolar. Os PETs foram criados em 1979 pelo Governo Federal para estimular a pesquisa, extensão e o ensino nas universidades brasileiras. Encontra-se no regulamento regido pela Lei N° 11.180, de 23 de setembro de 2005 e pelas Portarias MEC Nº 3.385, de 29 de setembro de 2005, a nº 1.632, de 25 de setembro de 2006 e a nº 1.046/2007. O PET Conexão Gestão Política Pedagógica foi instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), através da Portaria nº. 1, de 17 de maio de 2006, Lei nº. 3.385. As atividades desenvolvidas por mim neste período foram a elaboração e aplicação de práticas de dança, como a ciranda no CinePET/Ciranda e oficinas de dança afro no ano de 2019, no Encontro XXIV Nacional do Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET) e no I Encontro de Cultura e Extensão e Mostra PET da UFPE (IECEX / Mostra PET CFCH). Essas práticas me trouxeram experiência de como planejar uma aula, como atuar no papel docente, além da possibilidade de interação com pessoas de outros cursos, de perceber as corporeidades dos alunos, de participar de organização em eventos e debater diversas temáticas em contextos de outras cidades e estados. Estando junto com outras pessoas que pensam áreas de conhecimento diferente da dança e a inserindo como possibilidade formativa e pedagógica me ofereceu um diferencial como aluna licencianda em Dança, compreendendo assim, um universo plural de conhecimentos. A dança é um campo de conhecimento que traz benefícios aos envolvidos e deveria ser incluída no planejamento de uma escola formal, e campos não formais, e além disso, as universidade poderiam ter um maior número de atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro e fora dos programas PETs, viabilizando essa vivência para um maior número de pessoas. Uma das minhas experiências incluiu levar possibilidades de danças para o interior do estado de Pernambuco, onde foi possível perceber as realidades dos alunos, e aprendi ser proativa e comunicativa. Com isso, refleti a grandeza do que é o mundo acadêmico, e como podemos interagir com a comunidade e escolas através dos PETs, sugerindo a criação de mais programas, porém, específicos na área de dança para suprir essa demanda, sem abrir mão da interdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.format.extent | 68f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.title | Dança e Conexões : Relato de experiência de discente do curso de Licenciatura em Dança em Programa de Educação Tutorial (PET) interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9494561074475166 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2195897977759595 | pt_BR |
dc.description.abstractx | El objetivo del trabajo es relatar una experiencia de una aluna del curso de Licenciatura en Danza de la Universidad Federal de Pernambuco actuando en un Programa de Enseñanza Tutorial (PET), que abarca proyectos de enseñanza, investigación y extensión, entre 2016 y 2022. Esta actuación fue muy importante y significativa, ya que me sirvió para desarrollar habilidades, ampliar mi creatividad y mejorar mi forma de comunicación, donde tuve un entorno interdisciplinar para llevar la danza al contexto escolar y no escolar. Los PETs fueron creados en 1979 por el Gobierno Federal para estimular la investigación, la extensión y la enseñanza en las universidades brasileñas. Están ejidos por la Ley nº 11.180, de 23 de septiembre de 2005, y por las Directivas del MEC nº 3.385, de 29 de septiembre de 2005, 1.632, de 25 de septiembre de 2006 y 1.046/2007. La Conexión de Gestión de Políticas Pedagógicas del PET fue creada por el Ministerio de Educación, a través de la Secretaría de Educación Superior (Sesu) y de la Secretaría de Educación Continua, Alfabetización y Diversidad (Secad), mediante la Ordenanza Nº 1, del 17 de mayo de 2006, Ley Nº 3385. Las actividades desarrolladas por mí en este período fueron la elaboración y aplicación de prácticas de danza, como la ciranda en el CinePET/Ciranda y talleres de danza afro en 2019, en el XXIV Encuentro Nacional de los Grupos del Programa de Educación Tutorial (ENAPET) y en el I Encuentro de Cultura y Extensión y Muestra PET de la UFPE (IECEX / Muestra PET CFCH). Estas prácticas me aportaron experiencia sobre cómo planificar una clase, cómo actuar en el papel de profesor, además de la posibilidad de interactuar con personas de otros cursos, percibir las corporalidades de los alumnos, participar en la organización de eventos y debatir diversos temas en contextos de otras ciudades y estados. Estar junto a otras personas que piensan en campos de conocimiento diferentes al de la danza y considerar la danza como una posibilidad formativa y pedagógica me ofreció una diferenciación como estudiante de Danza como graduada, lo que me permitió comprender un universo plural de conocimientos. La danza es un campo de conocimiento que aporta beneficios a los implicados y debería incluirse en la planificación de las escuelas formales y de los ámbitos no formales. Además, las universidades podrían tener un mayor número de actividades de enseñanza, investigación y extensión dentro y fuera de los programas de PET, haciendo que esta experiencia sea factible para un mayor número de personas. Una de mis experiencias fue llevar las posibilidades de la danza al interior del estado de Pernambuco, donde fue posible percibir las realidades de los estudiantes, y aprendí a ser proactiva y comunicativa. Con esto, reflejé la grandeza de lo que es el mundo académico, y cómo podemos interactuar con la comunidad y las escuelas a través de los PET, sugiriendo la creación de más programas, sin embargo, específicos en el área de la danza para suplir esta demanda, sin renunciar a la interdisciplinariedad. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VALERIA CRISTINA DINIZ PEREIRA TCC.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons