Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52232

Compartilhe esta página

Título: As adequações pedagógicas aplicadas no ensino de uma criança com Transtorno do Espectro Autista, uma possibilidade de aprendizagem escolar
Autor(es): GUIMARÃES, Maria
SANTOS, Simone
Palavras-chave: Educação inclusiva; Adequação curricular; Transtorno do Espectro Autista
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: GUIMARÃES, M. N. V; SANTOS, S.R. As adequações pedagógicas aplicadas no ensino de uma criança com Transtorno do Espectro Autista, uma possibilidade de aprendizagem escolar. 2023.Trabalho de conclusão do curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A educação na perspectiva inclusiva implantada no Sistema Nacional de Educação modificou as práticas aplicadas ao ensino e aprendizagem dos(as) estudantes. Não é eficaz ensinar utilizando práticas metodológicas homogêneas, como se todos os(as) estudantes aprendessem da mesma forma. As práticas inclusivas usam estratégias pedagógicas pensadas para atender as especificidades de cada estudante. Este artigo é resultado de uma pesquisa do tipo estudo de caso, que procurou compreender como os(as) professores(as) de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade do Recife-PE, conduzem o processo de ensino-aprendizagem de crianças que têm diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de objetivar como elaboram e organizam estratégias e ações didático-pedagógicas adequadas para desenvolver o ensino e a aprendizagem do(a) aluno(a) com o TEA, no ensino fundamental, anos iniciais. Realizamos entrevistas semiestruturadas com três professoras do ensino fundamental, anos iniciais da escola. Ainda, observamos o espaço escolar e o projeto político pedagógico da escola. Os dados coletados foram analisados à luz da literatura que aborda o tema de pesquisa. Constatamos um conflito entre a adoção da educação na perspectiva da inclusão e os saberes das professoras. Contudo, percebemos como as professoras se esforçam na tentativa de realizar adequações no ensino dos conteúdos curriculares e das atividades e assim garantir a inclusão dos(as) alunos(as) com TEA em sala de aula. Ainda, reconhecemos a necessidade de ressignificar as concepções do(a) professor(a), sobretudo no que se relaciona direta ou indiretamente com a educação escolar. Abordamos o fenômeno de maneira qualitativa sem a pretensão de generalizar os resultados obtidos, mas de reforçar a importância da adequação curricular, instrumento que viabiliza a realização da educação inclusiva escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52232
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2 Adequação curricular.docx.pdf267,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Termo_de_Autorizacao_de_Autodeposito_de_TCC_29_29_assinado.pdf98,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons