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Título : Experiências e percepções de graduandos em fonoaudiologia acerca da Fonoaudiologia Educacional
Autor : SILVA, Maria Eduarda Gonçalves de Melo
Palabras clave : fonoaudiologia educacional; ensino; graduação; fonoaudiologia; educação
Fecha de publicación : 28-abr-2023
Citación : SILVA, Maria Eduarda Gonçalves de Melo. Experiências e percepções de graduandos em fonoaudiologia acerca da Fonoaudiologia Educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Objetivo: Descrever as experiências e percepções dos graduandos em Fonoaudiologia acerca da Fonoaudiologia Educacional. Método: Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, realizado com 71 graduandos de Fonoaudiologia de diferentes regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada através de questionário virtual composto por 26 questões. O acesso aos estudantes foi obtido por meio de contato com as coordenações de curso e divulgações virtuais. Após a coleta de dados, foi realizada a análise estatística descritiva (frequência absoluta e relativa) referente às respostas das perguntas objetivas e análise qualitativa de conteúdo na modalidade temática para perguntas subjetivas. Resultados: A maior parte dos informantes relataram não ter tido contato com a Fonoaudiologia Educacional antes da escolha do curso e o principal motivo de cursar Fonoaudiologia está relacionado ao contato prévio com profissionais, parentes ou amigos que cursaram ou precisaram da Fonoaudiologia. Em relação, às vivências na área da Fonoaudiologia Educacional, relatada pela maioria dos estudantes, está ligada à presença de disciplinas teóricas. Por sua vez, menos da metade dos graduandos tiveram estágios na área educacional. Diante disso, nota-se que a oferta de práticas no contexto educacional é baixa. Quando analisada as percepções dos graduandos, percebe-se uma tendência a reconhecer o fonoaudiólogo como um profissional à parte da equipe pedagógica, tendo como principais funções o auxílio à equipe escolar e aos alunos no processo de ensino e aprendizagem, bem como identificação de alterações e/ou realização de encaminhamentos. Apesar disso, os estudantes acreditam que o futuro da atuação na área é promissor. Conclusão: As experiências dos estudantes de Fonoaudiologia sobre a Fonoaudiologia Educacional ainda são limitadas e predominantemente teóricas e as percepções também são restritas, porém desvela-se a crença em um futuro promissor.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52158
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fonoaudiologia

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