Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52158

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Eduarda Gonçalves de Melo-
dc.date.accessioned2023-09-06T11:13:03Z-
dc.date.available2023-09-06T11:13:03Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.date.submitted2023-09-05-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Eduarda Gonçalves de Melo. Experiências e percepções de graduandos em fonoaudiologia acerca da Fonoaudiologia Educacional. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52158-
dc.description.abstractObjetivo: Descrever as experiências e percepções dos graduandos em Fonoaudiologia acerca da Fonoaudiologia Educacional. Método: Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, realizado com 71 graduandos de Fonoaudiologia de diferentes regiões do Brasil. A pesquisa foi realizada através de questionário virtual composto por 26 questões. O acesso aos estudantes foi obtido por meio de contato com as coordenações de curso e divulgações virtuais. Após a coleta de dados, foi realizada a análise estatística descritiva (frequência absoluta e relativa) referente às respostas das perguntas objetivas e análise qualitativa de conteúdo na modalidade temática para perguntas subjetivas. Resultados: A maior parte dos informantes relataram não ter tido contato com a Fonoaudiologia Educacional antes da escolha do curso e o principal motivo de cursar Fonoaudiologia está relacionado ao contato prévio com profissionais, parentes ou amigos que cursaram ou precisaram da Fonoaudiologia. Em relação, às vivências na área da Fonoaudiologia Educacional, relatada pela maioria dos estudantes, está ligada à presença de disciplinas teóricas. Por sua vez, menos da metade dos graduandos tiveram estágios na área educacional. Diante disso, nota-se que a oferta de práticas no contexto educacional é baixa. Quando analisada as percepções dos graduandos, percebe-se uma tendência a reconhecer o fonoaudiólogo como um profissional à parte da equipe pedagógica, tendo como principais funções o auxílio à equipe escolar e aos alunos no processo de ensino e aprendizagem, bem como identificação de alterações e/ou realização de encaminhamentos. Apesar disso, os estudantes acreditam que o futuro da atuação na área é promissor. Conclusão: As experiências dos estudantes de Fonoaudiologia sobre a Fonoaudiologia Educacional ainda são limitadas e predominantemente teóricas e as percepções também são restritas, porém desvela-se a crença em um futuro promissor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectfonoaudiologia educacionalpt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectgraduaçãopt_BR
dc.subjectfonoaudiologiapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.titleExperiências e percepções de graduandos em fonoaudiologia acerca da Fonoaudiologia Educacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7045502923758409pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5733325908581489pt_BR
dc.description.abstractxPurpose: To describe the experiences and perceptions of Speech-Language Pathology students about Educational Speech-Language-Hearing Pathology. Methods: This is a quantitative and qualitative study, carried out with 71 speech therapy students from different regions of Brazil. The research was carried out through virtual attempts composed of 26 questions. Access to students was made through contact with the course coordinations and virtual dissemination. After data collection, descriptive statistical analysis (absolute and relative frequency) was performed regarding the answers to objective questions and qualitative content analysis in thematic modality for subjective questions. Results: Most of the informants reported not having had contact with Educational Speech Therapy before choosing the course and the main reason for studying Speech Therapy is related to contact with professionals, relatives or friends who attended or needed Speech Therapy. Regarding experiences in the area of ​​Educational Speech Therapy, reported by most students, it is linked to the presence of theoretical disciplines. In turn, less than half of the graduates had internships in the educational area. Given this, it is noted that the offer of practices in the educational context is low. When analyzing the perceptions of undergraduates, there is a tendency to recognize the speech therapist as a professional apart from the pedagogical team, whose main functions are to help the school team and students in the teaching and learning process, identifying changes and/or carrying out referrals. Conclusion: In view of the participants' responses, it is noted that it is necessary to expand quantitatively and qualitatively the experiences related to Educational Speech Therapy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-6959-3889pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fonoaudiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGOMEDUARDA.docx.pdf236,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons