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Título: Vulnerabilidade física e social a inundações e suas possibilidades metodológicas para o ensino de geografia: Bacia hidrográfica do rio Beberibe, Olinda (RMR-PE)
Autor(es): PEREIRA, Shayene Shayner de Lima
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Inundação; Mapeamento Participativo; Olinda-PE; Vulnerabilidade
Data do documento: 8-Jul-2022
Citação: PEREIRA, Shayene Shayner de Lima. I Título: Vulnerabilidade física e social a inundações e suas possibilidades metodológicas para o ensino de geografia: Bacia hidrográfica do rio Beberibe, Olinda (RMR-PE). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: No Brasil, grandes centros urbanos são ocupados de forma irregular, intensificando processos de inundações, sobretudo, em áreas vulneráveis. Diante deste cenário, este trabalho objetivou avaliar a vulnerabilidade física e social em ocupações irregulares situadas às margens do Riacho Lava-Tripas, afluente da bacia hidrográfica do Rio Beberibe (bairro de Águas Compridas, Olinda-PE). Para isto, foram delimitados sete setores de vulnerabilidade, utilizando mapeamentos prévios e fotointerpretação de imagens de satélite (software Google Earth Pro). Em seguida, foi realizado uma análise histórica do uso e ocupação da terra durante um intervalo de 30 anos (1991-2021), por meio de pesquisas prévias, fotointerpretação e trabalho de campo, no qual, foi possível constatar um aumento significativo de áreas urbanizadas. Além disso, foram elaborados mapas temáticos dos parâmetros topográficos (hipsometria, curvatura, declividade, acúmulo dos fluxos e orientação das encostas) visando a compreensão das características morfológicas do relevo e sua suscetibilidade natural. Em seguida, foram efetuados trabalhos de campo para aplicação das 70 fichas de vulnerabilidade (hierarquizadas em uma escala desde baixa a muito alta), em sete setores, dos quais, quatro foram classificados como V3 (vulnerabilidade alta) e três como V4 (vulnerabilidade muito alta) de acordo com os parâmetros estabelecidos por Ferreira e Rossini-Penteado (2011) e IPT (2007) para o cálculo do índice de vulnerabilidade. Por fim, este estudo se propôs a desenvolver uma atividade pedagógica por meio da aplicação de uma oficina para os estudantes da rede básica, considerando a interface dos processos de alagamentos, enchentes e inundações, bem como, suas causas e consequências no espaço urbano e natural, por meio de: (i) aula expositiva dialogada, (ii) explanação de maquetes, (iii) produção de fanzines e (iv) aplicação de questionário para verificação do ensino aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho poderão ser utilizados pelo poder público e Defesa Civil de Olinda para delimitação e monitoramento de zonas ribeirinhas, e planejamento mais efetivo do uso da terra. No viés educacional, a implementação de novas metodologias ativas no ensino de Geografia possibilita a assimilação acerca dos conceitos hidrológicos e de vulnerabilidade socioambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52155
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

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