Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52155

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLISTO, Fabrizio de Luiz Rosito-
dc.contributor.authorPEREIRA, Shayene Shayner de Lima-
dc.date.accessioned2023-09-05T17:54:12Z-
dc.date.available2023-09-05T17:54:12Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.date.submitted2022-07-08-
dc.identifier.citationPEREIRA, Shayene Shayner de Lima. I Título: Vulnerabilidade física e social a inundações e suas possibilidades metodológicas para o ensino de geografia: Bacia hidrográfica do rio Beberibe, Olinda (RMR-PE). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52155-
dc.description.abstractNo Brasil, grandes centros urbanos são ocupados de forma irregular, intensificando processos de inundações, sobretudo, em áreas vulneráveis. Diante deste cenário, este trabalho objetivou avaliar a vulnerabilidade física e social em ocupações irregulares situadas às margens do Riacho Lava-Tripas, afluente da bacia hidrográfica do Rio Beberibe (bairro de Águas Compridas, Olinda-PE). Para isto, foram delimitados sete setores de vulnerabilidade, utilizando mapeamentos prévios e fotointerpretação de imagens de satélite (software Google Earth Pro). Em seguida, foi realizado uma análise histórica do uso e ocupação da terra durante um intervalo de 30 anos (1991-2021), por meio de pesquisas prévias, fotointerpretação e trabalho de campo, no qual, foi possível constatar um aumento significativo de áreas urbanizadas. Além disso, foram elaborados mapas temáticos dos parâmetros topográficos (hipsometria, curvatura, declividade, acúmulo dos fluxos e orientação das encostas) visando a compreensão das características morfológicas do relevo e sua suscetibilidade natural. Em seguida, foram efetuados trabalhos de campo para aplicação das 70 fichas de vulnerabilidade (hierarquizadas em uma escala desde baixa a muito alta), em sete setores, dos quais, quatro foram classificados como V3 (vulnerabilidade alta) e três como V4 (vulnerabilidade muito alta) de acordo com os parâmetros estabelecidos por Ferreira e Rossini-Penteado (2011) e IPT (2007) para o cálculo do índice de vulnerabilidade. Por fim, este estudo se propôs a desenvolver uma atividade pedagógica por meio da aplicação de uma oficina para os estudantes da rede básica, considerando a interface dos processos de alagamentos, enchentes e inundações, bem como, suas causas e consequências no espaço urbano e natural, por meio de: (i) aula expositiva dialogada, (ii) explanação de maquetes, (iii) produção de fanzines e (iv) aplicação de questionário para verificação do ensino aprendizagem. Os resultados obtidos neste trabalho poderão ser utilizados pelo poder público e Defesa Civil de Olinda para delimitação e monitoramento de zonas ribeirinhas, e planejamento mais efetivo do uso da terra. No viés educacional, a implementação de novas metodologias ativas no ensino de Geografia possibilita a assimilação acerca dos conceitos hidrológicos e de vulnerabilidade socioambiental.pt_BR
dc.format.extent111pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectInundaçãopt_BR
dc.subjectMapeamento Participativopt_BR
dc.subjectOlinda-PEpt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.titleVulnerabilidade física e social a inundações e suas possibilidades metodológicas para o ensino de geografia: Bacia hidrográfica do rio Beberibe, Olinda (RMR-PE)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6456240374089042pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3819813007615396pt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, large urban centers are occupied irregularly, intensifying flooding processes, especially in vulnerable areas. Given this scenario, this study aimed to evaluate the physical and social vulnerability in irregular occupations located on the banks of the Lava-Tripas Creek, a tributary of the Beberibe River basin (Águas Compridas neighborhood, Olinda-PE). For this, seven vulnerability sectors were delimited, using previous mappings and photointerpretation of satellite images (Google Earth Pro software). Then, a historical analysis of land use and occupation was carried out over a period of 30 years (1991-2021), through previous research, photointerpretation and fieldwork, in which it was possible to observe a significant increase in urbanized areas. In addition, thematic maps of topographic parameters (hypsometry, curvature, declivity, accumulation of flows and slope orientation) were prepared in order to understand the morphological characteristics of the relief and its natural susceptibility. Then, fieldwork was carried out to apply the 70 vulnerability sheets (ranked on a scale from low to very high), in seven sectors, of which four were classified as V3 (high vulnerability) and three as V4 (very vulnerable). high) according to the parameters established by Ferreira and Rossini-Penteado (2011) and IPT (2007) to calculate the vulnerability index. Finally, this study proposed to develop a pedagogical activity through the application of a workshop for students of the basic network, considering the interface of the processes of flooding, inundations and inundations, as well as their causes and consequences in the urban and natural space, through: (i) expository dialogued class, (ii) explanation of models, (iii) production of fanzines and (iv) application of a questionnaire to verify the teaching learning process. The results obtained in this work can be used by the public power and Civil Defense of Olinda for the delimitation and monitoring of riverside areas, and more effective planning of land use. From an educational point of view, the implementation of new active methodologies in the teaching of Geography enables the assimilation of hydrological concepts and socio-environmental vulnerability.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Shayene Shayner de Lima Pereira.pdfVulnerabilidade física e social a inundações e suas possibilidades metodológicas para o ensino de geografia: Bacia hidrográfica do rio Beberibe, Olinda (RMR-PE)6,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons