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Título : Análise das tensões e deformações em camadas de pavimento flexível
Autor : Maria Coêlho Ramalho, Adeilzia
Palabras clave : Rodovia; Base Estabilizada Granulometricamente; Análise de Tensões e Deformações; Pavimentos Flexíveis
Fecha de publicación : 31-ene-2010
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Maria Coêlho Ramalho, Adeilzia; Mouta da Costa, Licia. Análise das tensões e deformações em camadas de pavimento flexível. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumen : Este estudo foi motivado porque em 2001, três anos após a liberação para o tráfego, a BR 230/PB apresentou problemas estruturais. Pretende-se demonstrar que não é apenas a ação do tráfego que impõe uma vida útil limitada aos pavimentos, mas a ação conjunta deste com o clima, representado por seus elementos básicos, entre estes a umidade. Objetivamos neste trabalho avaliar o comportamento estrutural da BR 230/PB, quando as camadas localizadas abaixo do revestimento encontram-se com diferentes teores de umidade. Utilizou-se nesta pesquisa os resultados dos ensaios realizados em 2001. As tensões e deformações foram obtidas através do programa computacional, FEPAVE2, aplicando-se aos parâmetros obtidos os critérios de confiabilidade. Na análise dos resultados verificou-se que a deformação específica de tração que está submetida a camada de ligação foi superior a prevista para Nproj = 4,5 x 10 7, para período de 15 anos, correspondendo ao ano de 2003, como também para N = 3,1 x 10 7, previsto para 2009. Os resultados obtidos neste estudo nos leva a concluir que a diferença de rigidez entre a camada de ligação e a base foi a principal causa do trincamento prematuro da superfície do pavimento e tiveram início nas fibras inferiores da camada de ligação propagando-se para superfície
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5214
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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