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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5214
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mouta da Costa, Licia | pt_BR |
dc.contributor.author | Maria Coêlho Ramalho, Adeilzia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:37:06Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:37:06Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Maria Coêlho Ramalho, Adeilzia; Mouta da Costa, Licia. Análise das tensões e deformações em camadas de pavimento flexível. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5214 | - |
dc.description.abstract | Este estudo foi motivado porque em 2001, três anos após a liberação para o tráfego, a BR 230/PB apresentou problemas estruturais. Pretende-se demonstrar que não é apenas a ação do tráfego que impõe uma vida útil limitada aos pavimentos, mas a ação conjunta deste com o clima, representado por seus elementos básicos, entre estes a umidade. Objetivamos neste trabalho avaliar o comportamento estrutural da BR 230/PB, quando as camadas localizadas abaixo do revestimento encontram-se com diferentes teores de umidade. Utilizou-se nesta pesquisa os resultados dos ensaios realizados em 2001. As tensões e deformações foram obtidas através do programa computacional, FEPAVE2, aplicando-se aos parâmetros obtidos os critérios de confiabilidade. Na análise dos resultados verificou-se que a deformação específica de tração que está submetida a camada de ligação foi superior a prevista para Nproj = 4,5 x 10 7, para período de 15 anos, correspondendo ao ano de 2003, como também para N = 3,1 x 10 7, previsto para 2009. Os resultados obtidos neste estudo nos leva a concluir que a diferença de rigidez entre a camada de ligação e a base foi a principal causa do trincamento prematuro da superfície do pavimento e tiveram início nas fibras inferiores da camada de ligação propagando-se para superfície | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rodovia | pt_BR |
dc.subject | Base Estabilizada Granulometricamente | pt_BR |
dc.subject | Análise de Tensões e Deformações | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos Flexíveis | pt_BR |
dc.title | Análise das tensões e deformações em camadas de pavimento flexível | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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