Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52096

Comparte esta pagina

Título : Correlação entre a aptidão física e os níveis de micronutrientes pré-operatórios em pacientes obesos cadastrados em um programa multidisciplinar de cirurgia bariátrica
Autor : AQUINO, Hugo Henrique Ferreira de
Palabras clave : Obesidade; Aptidão física; Micronutrientes
Fecha de publicación : 27-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : AQUINO, Hugo Henrique Ferreira de. Correlação entre a aptidão física e os níveis de micronutrientes pré-operatórios em pacientes obesos cadastrados em um programa multidisciplinar de cirurgia bariátrica. 2023. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Muito se estuda sobre o estado nutricional de pacientes com obesidade tanto no estágio pré quanto no pós-operatório da cirurgia bariátrica, sendo esse um fator de grande atenção no período preparatório e recuperatório do indivíduo. Alguns destes micronutrientes em especial, desempenham funções fisiológicas que possuem papel de grande importância na capacidade física, dentre eles destacamos o Ferro (Fe), Vitamina D (Vit D) e Vitamina B12 (Vit B12). Investigar a correlação entre o Ferro (Fe), a Vitamina D (Vit D) e a Vitamina B12 (Vit B12) com nível de aptidão física de pacientes pré-operatórios cadastrados num programa multidisciplinar de cirurgia bariátrica. Foi utilizado os testes motores Time Up and Go (TUG) visando avaliar agilidade e equilíbrio dinâmico, sentar e levantar (Sit-Up), querendo avaliar a resistência e força, e Banco de Wells (BW), desejando avaliar a flexibilidade. Foram encontradas relação significativa entre o Fe x TUG com p=0,019 e também na Vit D x Sit-Up com p=0,04, as demais correlações não obtiveram valores significativos de correlação. Concluímos que houve relação significativa entre os pacientes com maior quantidade de Ferro que apresentaram melhores níveis de agilidade e o equilíbrio dinâmico e os pacientes com maior quantidade de Vitamina D apresentaram melhores níveis de força e resistência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52096
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Cirurgia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Hugo Henrique Ferreira de Aquino.pdf591,64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons