Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52005
Compartilhe esta página
Título: | Dificuldades de aprendizagem nas operações com números decimais no ensino médio: uma realidade frequente |
Autor(es): | SILVA, Sarah Oliveira da |
Palavras-chave: | Números decimais; Dificuldade de aprendizagem; Ensino da matemática |
Data do documento: | 2-Dez-2022 |
Citação: | SILVA, Sarah Oliveira da. Dificuldades de aprendizagem nas operações com números decimais no ensino médio: uma realidade frequente. 2023. Trabalho de conclusão de curso, licenciatura em matemática/EaD - Universidade Federal de Pernambucano, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar e intervir nas dificuldades de aprendizagem em operações com números decimais no Ensino Médio, uma vez que, essas dificuldades, representam um dos assuntos que estão presente num amplo contexto de uma aprendizagem defasada, que vai desde o ensino fundamental I e II, e que, se propaga pelo Ensino Médio. Nesse sentido, tomou-se como referencial teórico, o processo cognitivo da Competência Simbólica de (Hiebert e Wearme, 1988). O processo se dará por meio de uma intervenção em turmas do 1° ano do Ensino Médio e organizada de acordo com as cinco etapas do Processo de Competência Simbólica: Conexão, Desenvolvimento, Elaboração, Rotinização e Construção. Durante a intervenção será proposto uma abordagem dos conceitos científicos matemáticos referentes aos números decimais, com atividades didáticas extra laboratoriais que permita a conexão de símbolos matemáticos, desenvolvendo ações que manipulam os símbolos em problemas complexos envolvendo os números decimais, com o uso de técnicas automatizadas de memorizações que possam contribuir na construção de outros sistemas simbólicos e mais abstratos. Desse modo, o artigo apresentará um método de superar as dificuldades e despertar a atenção dos estudantes do ensino Médio, nas operações com números decimais, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52005 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sarah Oliveira da Silva.pdf | 217,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons