Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52005

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitrana Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Sarah Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-08-22T11:37:36Z-
dc.date.available2023-08-22T11:37:36Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.date.submitted2023-08-07-
dc.identifier.citationSILVA, Sarah Oliveira da. Dificuldades de aprendizagem nas operações com números decimais no ensino médio: uma realidade frequente. 2023. Trabalho de conclusão de curso, licenciatura em matemática/EaD - Universidade Federal de Pernambucano, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52005-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar e intervir nas dificuldades de aprendizagem em operações com números decimais no Ensino Médio, uma vez que, essas dificuldades, representam um dos assuntos que estão presente num amplo contexto de uma aprendizagem defasada, que vai desde o ensino fundamental I e II, e que, se propaga pelo Ensino Médio. Nesse sentido, tomou-se como referencial teórico, o processo cognitivo da Competência Simbólica de (Hiebert e Wearme, 1988). O processo se dará por meio de uma intervenção em turmas do 1° ano do Ensino Médio e organizada de acordo com as cinco etapas do Processo de Competência Simbólica: Conexão, Desenvolvimento, Elaboração, Rotinização e Construção. Durante a intervenção será proposto uma abordagem dos conceitos científicos matemáticos referentes aos números decimais, com atividades didáticas extra laboratoriais que permita a conexão de símbolos matemáticos, desenvolvendo ações que manipulam os símbolos em problemas complexos envolvendo os números decimais, com o uso de técnicas automatizadas de memorizações que possam contribuir na construção de outros sistemas simbólicos e mais abstratos. Desse modo, o artigo apresentará um método de superar as dificuldades e despertar a atenção dos estudantes do ensino Médio, nas operações com números decimais, direcionando-os a levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNúmeros decimaispt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem nas operações com números decimais no ensino médio: uma realidade frequentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.description.abstractxThis job aims to analyze and intervene in learning difficulties in operations with decimal numbers in high school, since these difficulties represent one of the issues that are present in a broader context of an outdated learning, ranging from elementary school I and II, and that propagates through high school. In this sense, was taken as a theoretical framework, the cognitive process of Symbolic Competence (Hiebert and Wearme, 1988). The process will be through an intervention in classes of the 1st year of high school and organized according to the five stages of Symbolic Competence Process: Connection, Development, Development, and Construction Routinization. During the intervention will be proposed an approach of mathematical scientific concepts related to decimal numbers with extralaboratoriais educational activities that allow the connection of mathematical symbols, developing actions that manipulate symbols on complex problems involving decimal numbers with the use of automated techniques of memorizing that may contribute to the construction of other symbolic systems and more abstract. Thus, the paper shows a method to overcome the difficulties and attract the attention of high school students, in operations with decimals, directing them to hypotheses, reflecting and establishing relations of the situations experienced with the subject studied, giving the opportunity to contribution significantly to the development of their concepts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de matemáticapt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemática- EaDpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Sarah Oliveira da Silva.pdf217,68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons