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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51976
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Título: | O conteúdo de atividades físicas de aventura na formação dos professores de educação física e sua possibilidade de execução na escola |
Autor(es): | SOUSA FILHO, Ronaldo Luis de |
Palavras-chave: | educação física escolar; atividades de aventura; benefícios |
Data do documento: | 18-Mai-2022 |
Citação: | SOUSA FILHO, Ronaldo Luis de. o conteúdo de atividades físicas de aventura na formação dos professores de educação física e sua possibilidade de execução na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esse estudo busca responder o questionamento referente a inserção das atividades de aventura dentro do ambiente escolar, além de apresentar as dificuldades encontradas desde a formação do professor até a aplicação de adaptações dentro da escola. Foi visto que as universidades carecem de qualidade sobre o referido tema e que a consequência disso é a falta de segurança dos professores em colocarem as atividades de aventura como conteúdo possível para a educação física escolar, atividades essas que proporcionam benefícios relevantes para saúde das pessoas, um exemplo é a maior liberação de endorfina, que combate o estresse, fazendo com que sinta uma melhora no seu humor diário, outro ponto que vale ser salientado é o da autoconfiança, essas atividades exigem dos praticantes um grau maior de dedicação, e na medida que se obtém êxito, o praticante ganha uma dose extra de confiança. E, com as modalidades do esporte de aventura, pode-se “estourar” a bolha em que vivemos de, principalmente no meio educacional, serem ministrados conteúdos de pouquíssimos esportes, com isso, com as atividades de aventura, os professores enriquecem suas aulas e disseminam um conteúdo rico e extremamente positivo para seus alunos. É completamente possível a inserção das atividades de aventura dentro da escola, pois o conteúdo apresenta uma grande quantidade de variações, tanto como atividades de aventura na natureza, como no próprio meio urbano. Professores que possuem experiência prévia com alguma atividade, possuem maior facilidade para ministrarem essa aula. Através de uma revisão integrativa, com a análise de 15 artigos de autores distintos, foi observado que tanto os graduandos em educação física como alunos do ensino fundamental são a favor das atividades de aventura, acreditam que se faz necessário aumentar os estudos referentes ao tema para que se obtenha uma valorização, fazendo com que tenhamos mais professores capacitados e que com isso, o tema possa ser abordado nas escolas de maneira clara, segura e positiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51976 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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