Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51976

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFEITOZA, Anderson Henry Pereira-
dc.contributor.authorSOUSA FILHO, Ronaldo Luis de-
dc.date.accessioned2023-08-21T13:30:42Z-
dc.date.available2023-08-21T13:30:42Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2023-04-02-
dc.identifier.citationSOUSA FILHO, Ronaldo Luis de. o conteúdo de atividades físicas de aventura na formação dos professores de educação física e sua possibilidade de execução na escola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51976-
dc.description.abstractEsse estudo busca responder o questionamento referente a inserção das atividades de aventura dentro do ambiente escolar, além de apresentar as dificuldades encontradas desde a formação do professor até a aplicação de adaptações dentro da escola. Foi visto que as universidades carecem de qualidade sobre o referido tema e que a consequência disso é a falta de segurança dos professores em colocarem as atividades de aventura como conteúdo possível para a educação física escolar, atividades essas que proporcionam benefícios relevantes para saúde das pessoas, um exemplo é a maior liberação de endorfina, que combate o estresse, fazendo com que sinta uma melhora no seu humor diário, outro ponto que vale ser salientado é o da autoconfiança, essas atividades exigem dos praticantes um grau maior de dedicação, e na medida que se obtém êxito, o praticante ganha uma dose extra de confiança. E, com as modalidades do esporte de aventura, pode-se “estourar” a bolha em que vivemos de, principalmente no meio educacional, serem ministrados conteúdos de pouquíssimos esportes, com isso, com as atividades de aventura, os professores enriquecem suas aulas e disseminam um conteúdo rico e extremamente positivo para seus alunos. É completamente possível a inserção das atividades de aventura dentro da escola, pois o conteúdo apresenta uma grande quantidade de variações, tanto como atividades de aventura na natureza, como no próprio meio urbano. Professores que possuem experiência prévia com alguma atividade, possuem maior facilidade para ministrarem essa aula. Através de uma revisão integrativa, com a análise de 15 artigos de autores distintos, foi observado que tanto os graduandos em educação física como alunos do ensino fundamental são a favor das atividades de aventura, acreditam que se faz necessário aumentar os estudos referentes ao tema para que se obtenha uma valorização, fazendo com que tenhamos mais professores capacitados e que com isso, o tema possa ser abordado nas escolas de maneira clara, segura e positiva.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação física escolarpt_BR
dc.subjectatividades de aventurapt_BR
dc.subjectbenefíciospt_BR
dc.titleO conteúdo de atividades físicas de aventura na formação dos professores de educação física e sua possibilidade de execução na escolapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0259446714493778pt_BR
dc.description.abstractxThis study intends to answer the question regarding the insertion of adventure activities within the school environment, in addition to presenting the hardships found from the teacher’s formation to the application of adaptations within the school. It was seen that the universities lack of quality about the mentioned theme and the consequence of it is that the teachers have no confidence on inserting adventure activities as a possible content for the school’s physical education, activities that provide relevant benefits for people’s health, as an example is the greater release of endorphins, which combat stress, making you feel an improvement in your daily mood. Another point worth highlighting is self-confidence, these activities require greater commitment from practitioners and to the extent of those who succeeds, the practitioner gains an extra dose of confidence. The modalities of adventure sports can also “pop” the bubble, especially on the educational field, where only a few sports are talked about and experienced, with those adventure activities the teachers improve their teachings to disseminate a rich and extremely positive content for their students. It is absolutely possible to include adventure activities within the school, as the content presents a large amount of variations, both as adventure activities in nature and in the urban environment itself. Teachers who have previous experience in the matter find it easier to teach this class. An integrative interview with an analysis of 15 articles by different authors was made and it was observed that both students of physical education and elementary school students are in favor of adventure activities, believing that it is necessary to increase studies regarding the theme so that an appreciation can increase, making more capacitated teachers, and with that, the theme can be more discussed in schools in a clear, secure and positive way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOUSA_2021_2 (4).pdf328,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons