Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5192
Título: Análise da aderência pneu-pavimento em rodovias do Estado de Pernambuco e da Paraíba com elevado índice de acidentes
Autor(es): PEREIRA, Cláudia Azevedo
Palavras-chave: Pavimentos;Aderência;Microtextura;Macrotextura;Misturas Asfálticas;Segurança Viária
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Azevedo Pereira, Cláudia; Dário da Silva Pontes Filho, Ivaldo. Análise da aderência pneu-pavimento em rodovias do Estado de Pernambuco e da Paraíba com elevado índice de acidentes. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: As más condições das rodovias brasileiras, aliadas à imprudência dos motoristas são alguns fatores que acarretam na grande ocorrência de acidentes nas rodovias brasileiras. Assim, é importante identificar fatores que possam contribuir para uma melhor segurança viária. O presente trabalho busca contribuir focando na questão da aderência pneu-pavimento, especificamente buscando medidas de atrito, textura e drenabilidade. Para estas medidas foram usados os ensaios de pêndulo britânico, mancha de areia e drenômetro, em pontos da BR 101 e BR 232 em Pernambuco, e da BR 230 na Paraíba. Posteriormente avaliou-se o IFI (International Friction Index), possibilitando mostrar que as condições das referidas rodovias, com relação a este parâmetro de aderência pneu-pavimento, estão presentes em grande parte dos trechos, deficitárias. Constatou-se ainda a dificuldade de se obter um modelo estatístico que evidenciasse a contribuição das condições das estradas, com relação à aderência pneupavimento, na ocorrência dos acidentes. Por fim, analisou-se estas mesmas medidas em duas misturas no laboratório uma de CA (Concreto Asfáltico) convencional e outra de SMA (Stone Matrix Asphalt), verificando-se a dificuldade de obter uma correlação entre campo e laboratório, nestes parâmetros. Observa-se, contudo, um desempenho superior do segundo tipo de mistura no que diz respeito à aderência. Estas informações contribuem para a obtenção de importantes dados para a gerência de pavimentos e conseqüentemente para a minimização dos acidentes gerados pelo fator rodovia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5192
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2403_1.pdf5,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.