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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5192

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPONTES FILHO, Ivaldo Dário da Silvapt_BR
dc.contributor.authorPEREIRA, Cláudia Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:36:58Z
dc.date.available2014-06-12T17:36:58Z
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationAzevedo Pereira, Cláudia; Dário da Silva Pontes Filho, Ivaldo. Análise da aderência pneu-pavimento em rodovias do Estado de Pernambuco e da Paraíba com elevado índice de acidentes. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5192
dc.description.abstractAs más condições das rodovias brasileiras, aliadas à imprudência dos motoristas são alguns fatores que acarretam na grande ocorrência de acidentes nas rodovias brasileiras. Assim, é importante identificar fatores que possam contribuir para uma melhor segurança viária. O presente trabalho busca contribuir focando na questão da aderência pneu-pavimento, especificamente buscando medidas de atrito, textura e drenabilidade. Para estas medidas foram usados os ensaios de pêndulo britânico, mancha de areia e drenômetro, em pontos da BR 101 e BR 232 em Pernambuco, e da BR 230 na Paraíba. Posteriormente avaliou-se o IFI (International Friction Index), possibilitando mostrar que as condições das referidas rodovias, com relação a este parâmetro de aderência pneu-pavimento, estão presentes em grande parte dos trechos, deficitárias. Constatou-se ainda a dificuldade de se obter um modelo estatístico que evidenciasse a contribuição das condições das estradas, com relação à aderência pneupavimento, na ocorrência dos acidentes. Por fim, analisou-se estas mesmas medidas em duas misturas no laboratório uma de CA (Concreto Asfáltico) convencional e outra de SMA (Stone Matrix Asphalt), verificando-se a dificuldade de obter uma correlação entre campo e laboratório, nestes parâmetros. Observa-se, contudo, um desempenho superior do segundo tipo de mistura no que diz respeito à aderência. Estas informações contribuem para a obtenção de importantes dados para a gerência de pavimentos e conseqüentemente para a minimização dos acidentes gerados pelo fator rodoviapt_BR
dc.description.sponsorshipAgência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveispt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectAderênciapt_BR
dc.subjectMicrotexturapt_BR
dc.subjectMacrotexturapt_BR
dc.subjectMisturas Asfálticaspt_BR
dc.subjectSegurança Viáriapt_BR
dc.titleAnálise da aderência pneu-pavimento em rodovias do Estado de Pernambuco e da Paraíba com elevado índice de acidentespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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