Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51915

Compartilhe esta página

Título: Estudo de caso sobre o business process management (BPM) aplicado em empresa de auditoria independente
Autor(es): Andrade, Thobias Emmanuel Pereira Macedo de
Palavras-chave: BPM; process; audit; independent; EPP
Data do documento: 12-Mai-2023
Citação: ANDRADE, Thobias. Estudo de caso sobre o business process management (BPM) aplicado em empresa de auditoria independente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O trabalho abrange a compreensão dos conceitos de Business Process Management (BPM), que em português significa Gestão por Processos de Negócios, com finalidade de nortear o leitor acerca desta temática cujo seu estudo é pertinente para a análise dos processos de uma organização, assim como para a agregação de valor aos serviços prestados pela empresa de Auditoria Independente. Foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória e estudo de caso, acerca dos procedimentos adotados pela empresa de auditoria independente selecionada no que se refere a entrega do serviço com eficiência e qualidade aos seus clientes. Para isso, foi utilizada a metodologia BPM. Além disso, é abordado de forma detalhada o mapeamento dos processos de negócios em Empresas de Pequeno Porte (EPP), assim como o mapeamento destes processos em empresa de auditoria externa. Após a base teórica, foi realizada uma entrevista a uma funcionária de uma empresa de auditoria externa/independente, devidamente autorizada pelos gestores da organização, na qual se obteve informações sobre o funcionamento atual dos processos existentes na empresa na prestação dos seus serviços. Após o levantamento das informações, observou-se que não havia organização e clareza em seus processos o que poderia prejudicar a eficiência e a qualidade da prestação dos seus serviços. A partir deste ponto, foi elaborado um mapeamento geral e analítico sobre como a empresa poderia distribuir os seus processos de forma a elevar o grau de qualidade e eficiência, assim como agregar valor aos serviços prestados aos clientes. Após a elaboração do estudo e dos mapeamentos, foi sugerido à empresa a implantação dos procedimentos descritos neste trabalho. A sugestão foi encaminhada à gestão da mesma que irá refletir sobre a viabilidade do projeto e tomar a decisão sobre sua aplicação na empresa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51915
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thobias Emmanuel Pereira Macedo de Andrade.pdf557,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons