Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51915

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalvão, Kecia da Silveira-
dc.contributor.authorAndrade, Thobias Emmanuel Pereira Macedo de-
dc.date.accessioned2023-08-16T18:25:57Z-
dc.date.available2023-08-16T18:25:57Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-07-21-
dc.identifier.citationANDRADE, Thobias. Estudo de caso sobre o business process management (BPM) aplicado em empresa de auditoria independente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51915-
dc.description.abstractO trabalho abrange a compreensão dos conceitos de Business Process Management (BPM), que em português significa Gestão por Processos de Negócios, com finalidade de nortear o leitor acerca desta temática cujo seu estudo é pertinente para a análise dos processos de uma organização, assim como para a agregação de valor aos serviços prestados pela empresa de Auditoria Independente. Foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória e estudo de caso, acerca dos procedimentos adotados pela empresa de auditoria independente selecionada no que se refere a entrega do serviço com eficiência e qualidade aos seus clientes. Para isso, foi utilizada a metodologia BPM. Além disso, é abordado de forma detalhada o mapeamento dos processos de negócios em Empresas de Pequeno Porte (EPP), assim como o mapeamento destes processos em empresa de auditoria externa. Após a base teórica, foi realizada uma entrevista a uma funcionária de uma empresa de auditoria externa/independente, devidamente autorizada pelos gestores da organização, na qual se obteve informações sobre o funcionamento atual dos processos existentes na empresa na prestação dos seus serviços. Após o levantamento das informações, observou-se que não havia organização e clareza em seus processos o que poderia prejudicar a eficiência e a qualidade da prestação dos seus serviços. A partir deste ponto, foi elaborado um mapeamento geral e analítico sobre como a empresa poderia distribuir os seus processos de forma a elevar o grau de qualidade e eficiência, assim como agregar valor aos serviços prestados aos clientes. Após a elaboração do estudo e dos mapeamentos, foi sugerido à empresa a implantação dos procedimentos descritos neste trabalho. A sugestão foi encaminhada à gestão da mesma que irá refletir sobre a viabilidade do projeto e tomar a decisão sobre sua aplicação na empresa.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectprocesspt_BR
dc.subjectauditpt_BR
dc.subjectindependentpt_BR
dc.subjectEPPpt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre o business process management (BPM) aplicado em empresa de auditoria independentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4397465978991698pt_BR
dc.description.abstractxThe work covers the understanding of the concepts of Business Process Management (BPM), which in Portuguese means Management by Business Processes, with the purpose of guiding the reader about this theme whose study is relevant to the analysis of an organization's processes, as well as and for adding value to the services provided by the Independent Audit company. This work aims to survey and describe the process flows of an auditing company using the BPM methodology. A descriptive, exploratory and case study research was carried out, about the procedures adopted by the selected independent auditing company regarding the delivery of the service with efficiency and quality to its clients. For this, the BPM methodology was used. In addition, the mapping of business processes in Small Businesses (EPP) is discussed in detail, as well as the mapping of these processes in an external audit company. After the theoretical basis, an interview was conducted with an employee of an external/independent auditing company, duly authorized by the organization's managers, in which information was obtained about the current functioning of the existing processes in the company in the provision of its services. After collecting the information, it was observed that there was no organization and clarity in its processes, which could impair the efficiency and quality of the provision of its services. From this point on, a general and analytical mapping was prepared on how the company could distribute its processes in order to raise the level of quality and efficiency, as well as add value to the services provided to customers. After preparing the study and mapping, the company was suggested to implement the procedures described in this work. The suggestion was forwarded to its management, which will reflect on the viability of the project and make a decision on its application in the company.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariaispt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLattes03ADUVZwB9rhrSk9pXnkf_baAdyszdDHNo6JaFfwuNtetqa0qJWeS8WoHpz2oHTriBCdYQ_0DdVoXdHTLuYYkKL_oan9Qnr52Jw_v166uHYa_DY1t0m9oenpjRuiuZkp3kR8_bQQPpt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thobias Emmanuel Pereira Macedo de Andrade.pdf557,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons