Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883

Compartilhe esta página

Título: As representações sociais da retenção acadêmica e suas relações com os processos avaliativos por estudantes de cursos de engenharia.
Autor(es): CARVALHO, Lygia Maria Valença de
Palavras-chave: Representações Sociais; Retenção acadêmica; Avaliação
Data do documento: 8-Mai-2023
Citação: CARVALHO, Lygia Maria Valença de. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RETENÇÃO ACADÊMICA E SUAS RELAÇÕES COM OS PROCESSOS AVALIATIVOS POR ESTUDANTES DE CURSOS DE ENGENHARIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais da retenção acadêmica por universitários dos cursos de Engenharia de uma Universidade Pública. A literatura aponta que a retenção acadêmica não pode ser entendida apenas por informações estatísticas, mas, buscando a compreensão de aspectos subjetivos e psicossociais que atravessam esse fenômeno educacional. O embasamento teórico para o estudo foi ancorado em autores da Teoria das Representações Sociais e da área de avaliação. Adotamos uma abordagem qualitativa que analisa o senso comum construído em torno desse objeto social e suas relações com os processos avaliativos. Na metodologia realizamos o método interrogativo, questionário, e o associativo, Teste de Associação Livre de Palavras realizado na modalidade online com 43 participantes de cursos de engenharia. A análise de conteúdo de Bardin levou à possibilidade de encontrar representações da retenção com sentidos compartilhados de melancolia e naturalização, processos avaliativos tradicionais e classificadores; e a interação docente-discente, majoritariamente, em uma concepção bancária da educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lygia Maria Valença de Carvalho_2023.pdf662,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons