Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883
Compartilhe esta página
Título: | As representações sociais da retenção acadêmica e suas relações com os processos avaliativos por estudantes de cursos de engenharia. |
Autor(es): | CARVALHO, Lygia Maria Valença de |
Palavras-chave: | Representações Sociais; Retenção acadêmica; Avaliação |
Data do documento: | 8-Mai-2023 |
Citação: | CARVALHO, Lygia Maria Valença de. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RETENÇÃO ACADÊMICA E SUAS RELAÇÕES COM OS PROCESSOS AVALIATIVOS POR ESTUDANTES DE CURSOS DE ENGENHARIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais da retenção acadêmica por universitários dos cursos de Engenharia de uma Universidade Pública. A literatura aponta que a retenção acadêmica não pode ser entendida apenas por informações estatísticas, mas, buscando a compreensão de aspectos subjetivos e psicossociais que atravessam esse fenômeno educacional. O embasamento teórico para o estudo foi ancorado em autores da Teoria das Representações Sociais e da área de avaliação. Adotamos uma abordagem qualitativa que analisa o senso comum construído em torno desse objeto social e suas relações com os processos avaliativos. Na metodologia realizamos o método interrogativo, questionário, e o associativo, Teste de Associação Livre de Palavras realizado na modalidade online com 43 participantes de cursos de engenharia. A análise de conteúdo de Bardin levou à possibilidade de encontrar representações da retenção com sentidos compartilhados de melancolia e naturalização, processos avaliativos tradicionais e classificadores; e a interação docente-discente, majoritariamente, em uma concepção bancária da educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Lygia Maria Valença de Carvalho_2023.pdf | 662,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons