Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fatima Maria Leite-
dc.contributor.authorCARVALHO, Lygia Maria Valença de-
dc.date.accessioned2023-08-15T23:15:21Z-
dc.date.available2023-08-15T23:15:21Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-07-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, Lygia Maria Valença de. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA RETENÇÃO ACADÊMICA E SUAS RELAÇÕES COM OS PROCESSOS AVALIATIVOS POR ESTUDANTES DE CURSOS DE ENGENHARIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51883-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender as representações sociais da retenção acadêmica por universitários dos cursos de Engenharia de uma Universidade Pública. A literatura aponta que a retenção acadêmica não pode ser entendida apenas por informações estatísticas, mas, buscando a compreensão de aspectos subjetivos e psicossociais que atravessam esse fenômeno educacional. O embasamento teórico para o estudo foi ancorado em autores da Teoria das Representações Sociais e da área de avaliação. Adotamos uma abordagem qualitativa que analisa o senso comum construído em torno desse objeto social e suas relações com os processos avaliativos. Na metodologia realizamos o método interrogativo, questionário, e o associativo, Teste de Associação Livre de Palavras realizado na modalidade online com 43 participantes de cursos de engenharia. A análise de conteúdo de Bardin levou à possibilidade de encontrar representações da retenção com sentidos compartilhados de melancolia e naturalização, processos avaliativos tradicionais e classificadores; e a interação docente-discente, majoritariamente, em uma concepção bancária da educação.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectRetenção acadêmicapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleAs representações sociais da retenção acadêmica e suas relações com os processos avaliativos por estudantes de cursos de engenharia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coINTERAMINENSE, Patricia Guimarães-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7783009753385650pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0484091401612310pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educação - DPSIE- CE.pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9694252110183562pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-4581-7120pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Lygia Maria Valença de Carvalho_2023.pdf662,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons