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Título : “CAPIBAMAPS” : mapa digital como recurso didático e interdisciplinar para estudo de impactos ambientais na bacia do Rio Capibaribe
Autor : SILVA, Eduardo Ricardo da
Palabras clave : Resíduos sólidos; Educação ambiental; Capibaribe, Rio (PE)
Fecha de publicación : 9-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Eduardo Ricardo da. “CAPIBAMAPS”: mapa digital como recurso didático e interdisciplinar para estudo de impactos ambientais na bacia do Rio Capibaribe. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Atualmente os recursos digitais de aprendizagens estão cada vez mais inseridos na comunidade escolar e nas dinâmicas pedagógicas realizadas em sala de aula da educação básica. Necessidade destes recursos tecnológicos em uma era globalizada desafia muitos profissionais da educação a se reinventarem em suas metodologias e em suas práticas. Um artefato bastante pertinente que permite analisar a realidade socioespacial é o mapa, e através dele muitos elementos podem ser identificados entre territórios, sejam físico-naturais ou socioeconômicos que buscam despertar a curiosidade do aluno que pertence àquele local, numa linguagem simples para domínio de alunos e professores. Deste modo o presente trabalho teve como objetivo geral criar um mapa digital como recurso pedagógico interdisciplinar para identificar impactos ambientais no Rio Capibaribe. Para tanto, foi utilizada para embasamento teórico a Teoria da Aprendizagem Móvel e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas, além da problemática de despejo de poluentes e concentração de resíduos sólidos em um ambiente fluvial. O produto tecnológico Capibamaps foi desenvolvido por meio da plataforma Wix para criação de websites vinculada ao Google Maps, realizando o recorte espacial do trecho do Rio Capibaribe no município de São Lourenço da Mata em Pernambuco, obtendo deste modo o mapa digital. A validação do produto ocorreu através de um questionário aplicado no google formulários com professores da educação básica de instituições públicas e privadas de ensino, de acordo com os critérios propostos pela Capes com relação a Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade. Os resultados apontaram que o Capibamaps é uma fonte de informação e pesquisa de grande relevância para a conscientização de problemas socioambientais em cursos fluviais, bem como também é considerado um recurso didático e tecnológico para uso em outros componentes curriculares. De todo modo, o mapa digital Capibamaps é uma plataforma de aprendizagem móvel e colaborativa, que auxilia o docente em suas práticas pedagógicas com estudantes entre outros leitores, promovendo discussões, análise de dados amostrais e visuais, além de conhecimento e cuidado acerca de questões ambientais como ações educativas para construção de um ambiente educacional interativo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51848
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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