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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51848

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos-
dc.contributor.authorSILVA, Eduardo Ricardo da-
dc.date.accessioned2023-08-10T15:26:31Z-
dc.date.available2023-08-10T15:26:31Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Ricardo da. “CAPIBAMAPS”: mapa digital como recurso didático e interdisciplinar para estudo de impactos ambientais na bacia do Rio Capibaribe. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51848-
dc.description.abstractAtualmente os recursos digitais de aprendizagens estão cada vez mais inseridos na comunidade escolar e nas dinâmicas pedagógicas realizadas em sala de aula da educação básica. Necessidade destes recursos tecnológicos em uma era globalizada desafia muitos profissionais da educação a se reinventarem em suas metodologias e em suas práticas. Um artefato bastante pertinente que permite analisar a realidade socioespacial é o mapa, e através dele muitos elementos podem ser identificados entre territórios, sejam físico-naturais ou socioeconômicos que buscam despertar a curiosidade do aluno que pertence àquele local, numa linguagem simples para domínio de alunos e professores. Deste modo o presente trabalho teve como objetivo geral criar um mapa digital como recurso pedagógico interdisciplinar para identificar impactos ambientais no Rio Capibaribe. Para tanto, foi utilizada para embasamento teórico a Teoria da Aprendizagem Móvel e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas, além da problemática de despejo de poluentes e concentração de resíduos sólidos em um ambiente fluvial. O produto tecnológico Capibamaps foi desenvolvido por meio da plataforma Wix para criação de websites vinculada ao Google Maps, realizando o recorte espacial do trecho do Rio Capibaribe no município de São Lourenço da Mata em Pernambuco, obtendo deste modo o mapa digital. A validação do produto ocorreu através de um questionário aplicado no google formulários com professores da educação básica de instituições públicas e privadas de ensino, de acordo com os critérios propostos pela Capes com relação a Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade. Os resultados apontaram que o Capibamaps é uma fonte de informação e pesquisa de grande relevância para a conscientização de problemas socioambientais em cursos fluviais, bem como também é considerado um recurso didático e tecnológico para uso em outros componentes curriculares. De todo modo, o mapa digital Capibamaps é uma plataforma de aprendizagem móvel e colaborativa, que auxilia o docente em suas práticas pedagógicas com estudantes entre outros leitores, promovendo discussões, análise de dados amostrais e visuais, além de conhecimento e cuidado acerca de questões ambientais como ações educativas para construção de um ambiente educacional interativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCapibaribe, Rio (PE)pt_BR
dc.title“CAPIBAMAPS” : mapa digital como recurso didático e interdisciplinar para estudo de impactos ambientais na bacia do Rio Capibaribept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7895165699632228pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0134567530160247pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxDigital learning resources are increasingly inserted in the school community and in the pedagogical dynamics performed in the basic education classroom. The need for these technological resources in a globalized era challenges many education professionals to reinvent themselves in their methodologies and practices. A very pertinent artifact that allows us to analyze the socio-spatial reality is the map, and through it many elements can be identified among territories, whether physical-natural or socioeconomic, that seek to arouse the curiosity of the student who belongs to that place, in a simple language for students and teachers to master. Therefore, the present work had a general objective to create a digital map as an interdisciplinary pedagogical resource to identify environmental impacts on the Capibaribe River. To do so, the Mobile Learning Theory, the concept and concentration of solid waste, and the Sustainable Development Goals proposed by the United Nations were used as theoretical basis. The technological product Capibamaps was developed through the Wix platform to create websites linked to Google Maps, doing a spatial cut of the stretch of the Capibaribe River in the county of São Lourenço da Mata in Pernambuco, thus getting the digital map. The product validation occurred through a questionnaire applied in google forms with basic education teachers from public and private educational institutions, according to the criteria proposed by Capes regarding Adherence, Impact, Applicability, Innovation and Complexity. The results pointed out that the Capibamaps is a source of information and research of great relevance for the awareness of socio-environmental problems in river courses, as well as being considered a didactic and technological resource for use in other curricular components. In any case, the Capibamaps digital map is a mobile and collaborative learning platform that helps teachers in their pedagogical practices with students among other readers, promoting discussions, sample and visual data analysis, as well as knowledge and care about environmental issues as educational actions to build an interactive educational environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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