Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51818
Compartilhe esta página
Título: | O rítmo da ciranda na sala de aula |
Autor(es): | SILVA, Giovanna Nascimento da |
Palavras-chave: | Literatura popular; Ensino de literatura; Ciranda |
Data do documento: | 12-Mai-2023 |
Citação: | SILVA, Giovanna. O ritmo da ciranda na sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino de literatura, a partir das discussões sobre os conceitos de identidade, cultura e multiculturalismo, do ponto de vista de Hall (2006) e (2003), somado à proposta de literatura multicultural, de Naiditch (2009), e Cevasco (2009), sobre os estudos culturais. A partir do recorte das canções “Eu sou Lia”, “Minha Ciranda” e “Preta Cirandeira”, será possível levantar considerações referentes ao ensino da literatura popular nas salas de aula, elucubrando o ritmo da ciranda e a sua influência na cultura pernambucana, com base em Oliveira (2007). Em síntese, é imprescindível visualizar a canção e a sua relação com os elementos culturais e de representatividade da cultura popular. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51818 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Giovanna Nascimento da Silva.pdf | 204,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons