Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51777

Share on

Title: Corpo no mundo: reivindicando a experiência enquanto corpo dançante
Authors: SOUSA, Kailah Rebeca Souto Maior de
Keywords: Performatividade; Dança; Sujeito Social; Códigos em Dança; Experiência em Dança
Issue Date: 10-May-2023
Citation: SOUSA, Kailah Rebeca Souto Maior de. Corpo no mundo: reivindicando a experiência enquanto corpo dançante. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente monografia de conclusão de curso, apresentada ao Curso de Dança, habilidade Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco, procura se debruçar sobre distintos tipos de formação possíveis para o corpo que dança, a partir de sua interação social, e a consequente formação dos códigos em dança, no decorrer da história ocidental. No primeiro capítulo, “O Corpo”, a escrita ressalta, de forma crítica, pontos da História da Dança, das formações de estilos na dança, procurando evidenciar como as estruturações da mesma chegam nos corpos de hoje. A investigação ganha corpo através de uma prática performativa na docência da dança, elucidada no segundo capítulo, intitulado, “Os laboratórios performativos em dança”, resgatando o fazer do corpo enquanto uma prática de ação subjetiva para a construção do sujeito social, e vice-versa. Estabelecemos diálogos pontuais com Laurence Louppe, Holly Elizabeth Cavrell, Josette Féral, Eleonora Fabião, Rafael Guarato, Jacque Ranciére, José Gil, Ailton Krenak e Jussara Setenta no que diz respeito aos aspectos teóricos e conceituais abordados e vivenciados na prática docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51777
Appears in Collections:TCC - Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC KAILAH REBECA SOUTO MAIOR DE SOUSA .pdf16,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons