Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51777

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPONTES, Francini Barros-
dc.contributor.authorSOUSA, Kailah Rebeca Souto Maior de-
dc.date.accessioned2023-08-04T18:10:27Z-
dc.date.available2023-08-04T18:10:27Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-06-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Kailah Rebeca Souto Maior de. Corpo no mundo: reivindicando a experiência enquanto corpo dançante. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51777-
dc.description.abstractA presente monografia de conclusão de curso, apresentada ao Curso de Dança, habilidade Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco, procura se debruçar sobre distintos tipos de formação possíveis para o corpo que dança, a partir de sua interação social, e a consequente formação dos códigos em dança, no decorrer da história ocidental. No primeiro capítulo, “O Corpo”, a escrita ressalta, de forma crítica, pontos da História da Dança, das formações de estilos na dança, procurando evidenciar como as estruturações da mesma chegam nos corpos de hoje. A investigação ganha corpo através de uma prática performativa na docência da dança, elucidada no segundo capítulo, intitulado, “Os laboratórios performativos em dança”, resgatando o fazer do corpo enquanto uma prática de ação subjetiva para a construção do sujeito social, e vice-versa. Estabelecemos diálogos pontuais com Laurence Louppe, Holly Elizabeth Cavrell, Josette Féral, Eleonora Fabião, Rafael Guarato, Jacque Ranciére, José Gil, Ailton Krenak e Jussara Setenta no que diz respeito aos aspectos teóricos e conceituais abordados e vivenciados na prática docente.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectSujeito Socialpt_BR
dc.subjectCódigos em Dançapt_BR
dc.subjectExperiência em Dançapt_BR
dc.titleCorpo no mundo: reivindicando a experiência enquanto corpo dançantept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595177979003633pt_BR
dc.description.abstractxThis course conclusion monograph, presented to the Dance Course, Licentiate skill, at the Federal University of Pernambuco, seeks to address the different types of possible training for the dancing body, based on its social interaction, and the consequent training of dance codes throughout western history. In the first chapter, “The Body”, the writing highlights, in a critical way, points of the History of Dance, of the formation of styles in dance, trying to show how the structuring of the same arrives in the bodies of today. The investigation takes shape through a performative practice in dance teaching, elucidated in the second chapter, entitled, “The performative laboratories in dance”, rescuing the making of the body as a practice of subjective action for the construction of the social subject, and vice versa. We established occasional dialogues with Laurence Louppe, Holly Elizabeth Cavrell, Josette Féral, Eleonora Fabião, Rafael Guarato, Jacque Ranciére, José Gil, Ailton Krenak and Jussara Setenta regarding the theoretical and conceptual aspects addressed and experienced in teaching practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KAILAH REBECA SOUTO MAIOR DE SOUSA .pdf16,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons