Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51688

Comparte esta pagina

Título : Os porquês do Espaço Ciência: proposta de sequências didáticas para o ensino de biologia
Autor : SANTOS, Joana Andresa Campelo
Palabras clave : Ensino de ciências; Atividades educativas não-escolares; Sequência didática
Fecha de publicación : 10-dic-2021
Citación : .
Resumen : O ensino de ciências perfaz os conhecimentos sociais, tecnológicos, naturais e ainda propicia condições para o desenvolvimento do pensamento científico, o qual é imprescindível no papel da formação do sujeito. Nesse contexto, no que se concerne aos espaços educacionais, têm-se os espaços formais e não formais de ensino, nestes, destacam-se os Museus de Ciências como espaços não formais com grandes potenciais de aprendizagem. Presente no estado de Pernambuco, o Espaço Ciência, é um museu de caráter interdisciplinar que possui um mural que compreende 4 metros de inúmeros questionamentos escritos pelos visitantes, sendo esta obra intitulada “Mural dos Porquês”. Nesta pesquisa, objetivou-se apresentar propostas de Sequências Didáticas direcionadas aos estudantes da educação básica, mediante as arguitivas relacionadas ao Ensino de Biologia presentes no Mural dos Porquês. As sequências didáticas foram elaboradas de modo a contemplar as competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos preceitos de Zabala (1998). Foram elaboradas sequências didáticas para as seguintes arguitivas, “Porque cortar o cabelo não dói?”, “Por que a maioria das folhas é verde?” e “Por que o limão mancha a pele no sol?”. Foram inseridas nas referidas sequências didáticas, práticas com potenciais para o desenvolvimento das habilidades de observação, análises e pensamentos críticos por meio de atividades experimentais e situações específicas, de modo a desenvolver o pensamento científico de forma gradativa nas mediações docentes. Nestas sequências didáticas construídas, abordam-se impasses inerentes à sociedade e meio ambiente, bem como estratégias tecnológicas para a divulgação de informação que transcenda as instituições de ensino, potencializando os possíveis impactos sociais das escolas na comunidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51688
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Santos, Joana Andresa Campelo.pdf1,47 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons