Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51688

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSANTOS, Joana Andresa Campelo-
dc.date.accessioned2023-07-31T12:52:06Z-
dc.date.available2023-07-31T12:52:06Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2023-07-31-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51688-
dc.description.abstractO ensino de ciências perfaz os conhecimentos sociais, tecnológicos, naturais e ainda propicia condições para o desenvolvimento do pensamento científico, o qual é imprescindível no papel da formação do sujeito. Nesse contexto, no que se concerne aos espaços educacionais, têm-se os espaços formais e não formais de ensino, nestes, destacam-se os Museus de Ciências como espaços não formais com grandes potenciais de aprendizagem. Presente no estado de Pernambuco, o Espaço Ciência, é um museu de caráter interdisciplinar que possui um mural que compreende 4 metros de inúmeros questionamentos escritos pelos visitantes, sendo esta obra intitulada “Mural dos Porquês”. Nesta pesquisa, objetivou-se apresentar propostas de Sequências Didáticas direcionadas aos estudantes da educação básica, mediante as arguitivas relacionadas ao Ensino de Biologia presentes no Mural dos Porquês. As sequências didáticas foram elaboradas de modo a contemplar as competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos preceitos de Zabala (1998). Foram elaboradas sequências didáticas para as seguintes arguitivas, “Porque cortar o cabelo não dói?”, “Por que a maioria das folhas é verde?” e “Por que o limão mancha a pele no sol?”. Foram inseridas nas referidas sequências didáticas, práticas com potenciais para o desenvolvimento das habilidades de observação, análises e pensamentos críticos por meio de atividades experimentais e situações específicas, de modo a desenvolver o pensamento científico de forma gradativa nas mediações docentes. Nestas sequências didáticas construídas, abordam-se impasses inerentes à sociedade e meio ambiente, bem como estratégias tecnológicas para a divulgação de informação que transcenda as instituições de ensino, potencializando os possíveis impactos sociais das escolas na comunidade.pt_BR
dc.format.extent57 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAtividades educativas não-escolarespt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleOs porquês do Espaço Ciência: proposta de sequências didáticas para o ensino de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxScience Teaching comprehend social, technological, natural knowledge and also provides conditions for the development of scientific thought, which is essential for students learning and understanding of discipline knowledge. In this context, highlight the educational spaces, there are formal and non-formal teaching spaces, within Science Museums stand out as non-formal spaces with great learning potential. In the state of Pernambuco, Brazil, “EspaçoCiência” is an interdisciplinary museum that has a mural comprising 4 meters of numerous questions written by visitors, this work is entitled “Mural dos Porquês” or “Mural of Whys”.In this research, the objective was to present Didactic Sequences proposals to students of basic education, through the arguments related to Biology Teaching present in the Mural of Whys. The didactic sequences were elaborated to contemplate the competencies proposed by the Common National Curriculum Base and to the precepts of Zabala (1998).Teaching sequences were elaborated for the following arguments, “Why don't we feel pain when we cut our hair?”, “Why are most of the leaves green?” and “Why does lemon stain the skin in the sun?”. Were inserted in these didactic sequence’s practices with potential for the development of observation, analysis, and critical thinking skills through experimental activities and specific situations, to gradually development of scientific thinking from teacher mediations. In these didactic sequences, impasses inherent to society and the environment are addressed, as well as technological strategies for the dissemination of information that transcends educational institutions, enhancing the possible social impacts of schools on the community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Joana Andresa Campelo.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons