Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51687

Share on

Title: Análise dos conteúdos sobre ecologia em livros didáticos de biologia do ensino médio: a ecologia no contexto multidisciplinar dos desafios ambientais
Authors: SILVA, Daniela Avelino da
Keywords: Ciências - estudo e ensino; Livros didáticos; Didática
Issue Date: 16-Dec-2021
Citation: .
Abstract: O trabalho de estudar a natureza e as condições do meio natural ao qual estamos inseridos foi ofício para muitas áreas de estudo que historicamente incluem a filosofia, matemática, física, geografia e principalmente a biologia, disciplina diretamente estabelecida na História Natural. As compreensões sobre o que seria a ecologia é um fenômeno que tem sido elaborado e transformado ao longo do seu desenvolvimento histórico. Torna-se então fundamental entendermos como esse tema tem sido abordado em livros didáticos, considerando a perspectiva dos seus limites e potencialidades no contexto dos problemas ambientais multidisciplinares e a forma como este tem sido repassado aos alunos e sociedade. O objetivo do presente estudo foi analisar como o conteúdo referente a ecologia é abordado nos livros didáticos do ensino médio da disciplina biologia, com enfoque no contexto multidisciplinar dos problemas ambientais. Diante disso, foi realizado uma busca em 6 livros didáticos do 1° e 3° anos, do ensino médio, pelos termos ambientais e ecológicos e suas relações, através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva e documental, com enfoques ao conteúdo teórico, presença de interdisciplinaridade e de atividades complementares. Obteve-se falhas na abordagem dos assuntos, com relação aos critérios utilizados, por exemplo, a falta de alguns assuntos extremamente importantes para as áreas avaliadas, ausência de interdisciplinaridade e relação entre os dois principais assuntos do trabalho, falta de atividades complementares em alguns, entre outros. Apesar disso, foi possível destacar que alguns livros didáticos apresentaram pontos positivos como a ausência de equívocos conceituais em todos exemplares, imagens com boa qualidade, presença de conteúdos atuais. Por fim, na análise dos livros didáticos estudados foi perceptível lacunas, seja com relação ao conteúdo da ecologia geral, meio ambiente e problemas ambientais, como na presença de atividades e demais tópicos abordados, que podem ser considerados importantes aliados na formação dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51687
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Daniela Avelino da. Versão Final 28 12 2021 docx.pdf692,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons