Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51687
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, André Maurício Melo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Daniela Avelino da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T12:33:39Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T12:33:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51687 | - |
dc.description.abstract | O trabalho de estudar a natureza e as condições do meio natural ao qual estamos inseridos foi ofício para muitas áreas de estudo que historicamente incluem a filosofia, matemática, física, geografia e principalmente a biologia, disciplina diretamente estabelecida na História Natural. As compreensões sobre o que seria a ecologia é um fenômeno que tem sido elaborado e transformado ao longo do seu desenvolvimento histórico. Torna-se então fundamental entendermos como esse tema tem sido abordado em livros didáticos, considerando a perspectiva dos seus limites e potencialidades no contexto dos problemas ambientais multidisciplinares e a forma como este tem sido repassado aos alunos e sociedade. O objetivo do presente estudo foi analisar como o conteúdo referente a ecologia é abordado nos livros didáticos do ensino médio da disciplina biologia, com enfoque no contexto multidisciplinar dos problemas ambientais. Diante disso, foi realizado uma busca em 6 livros didáticos do 1° e 3° anos, do ensino médio, pelos termos ambientais e ecológicos e suas relações, através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva e documental, com enfoques ao conteúdo teórico, presença de interdisciplinaridade e de atividades complementares. Obteve-se falhas na abordagem dos assuntos, com relação aos critérios utilizados, por exemplo, a falta de alguns assuntos extremamente importantes para as áreas avaliadas, ausência de interdisciplinaridade e relação entre os dois principais assuntos do trabalho, falta de atividades complementares em alguns, entre outros. Apesar disso, foi possível destacar que alguns livros didáticos apresentaram pontos positivos como a ausência de equívocos conceituais em todos exemplares, imagens com boa qualidade, presença de conteúdos atuais. Por fim, na análise dos livros didáticos estudados foi perceptível lacunas, seja com relação ao conteúdo da ecologia geral, meio ambiente e problemas ambientais, como na presença de atividades e demais tópicos abordados, que podem ser considerados importantes aliados na formação dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Análise dos conteúdos sobre ecologia em livros didáticos de biologia do ensino médio: a ecologia no contexto multidisciplinar dos desafios ambientais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5120259253307314 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The work of studying the nature and conditions of the natural environment in which we are inserted was a craft for many areas of study that historically include philosophy, mathematics, physics, geography and especially biology, a discipline directly established in Natural History. The understanding of what ecology would be is a phenomenon that has been elaborated and transformed throughout its historical development. It is therefore essential to understand how this topic has been addressed in textbooks, considering the perspective of its limits and potential in the context of multidisciplinary environmental problems and how it has been passed on to students and society. the content referring to ecology is covered in high school textbooks for the discipline of biology, with a focus on the multidisciplinary context of environmental problems. Therefore, a search was carried out in 6 textbooks of the 1st and 3rd years of high school, for the environmental and ecological terms and their relationships, through a qualitative and quantitative methodology, of the descriptive and documental type, with focus on content theoretical, presence of interdisciplinarity and complementary activities. There were failures in the approach of the subjects, in relation to the criteria used, for example, the lack of some extremely important subjects for the evaluated areas, absence of interdisciplinarity and relationship between the two main subjects of the work, lack of complementary activities in some, between others. Despite this, it was possible to highlight that some textbooks had positive points such as the absence of conceptual mistakes in all copies, images with good quality, and the presence of current content. Finally, in the analysis of the studied textbooks, gaps were noticeable, whether in relation to the content of general ecology, environment and environmental problems, or in the presence of activities and other topics covered, which can be considered important allies in the education of students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Daniela Avelino da. Versão Final 28 12 2021 docx.pdf | 692,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons