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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51687

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, André Maurício Melo-
dc.contributor.authorSILVA, Daniela Avelino da-
dc.date.accessioned2023-07-31T12:33:39Z-
dc.date.available2023-07-31T12:33:39Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.date.submitted2023-07-31-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51687-
dc.description.abstractO trabalho de estudar a natureza e as condições do meio natural ao qual estamos inseridos foi ofício para muitas áreas de estudo que historicamente incluem a filosofia, matemática, física, geografia e principalmente a biologia, disciplina diretamente estabelecida na História Natural. As compreensões sobre o que seria a ecologia é um fenômeno que tem sido elaborado e transformado ao longo do seu desenvolvimento histórico. Torna-se então fundamental entendermos como esse tema tem sido abordado em livros didáticos, considerando a perspectiva dos seus limites e potencialidades no contexto dos problemas ambientais multidisciplinares e a forma como este tem sido repassado aos alunos e sociedade. O objetivo do presente estudo foi analisar como o conteúdo referente a ecologia é abordado nos livros didáticos do ensino médio da disciplina biologia, com enfoque no contexto multidisciplinar dos problemas ambientais. Diante disso, foi realizado uma busca em 6 livros didáticos do 1° e 3° anos, do ensino médio, pelos termos ambientais e ecológicos e suas relações, através de uma metodologia qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva e documental, com enfoques ao conteúdo teórico, presença de interdisciplinaridade e de atividades complementares. Obteve-se falhas na abordagem dos assuntos, com relação aos critérios utilizados, por exemplo, a falta de alguns assuntos extremamente importantes para as áreas avaliadas, ausência de interdisciplinaridade e relação entre os dois principais assuntos do trabalho, falta de atividades complementares em alguns, entre outros. Apesar disso, foi possível destacar que alguns livros didáticos apresentaram pontos positivos como a ausência de equívocos conceituais em todos exemplares, imagens com boa qualidade, presença de conteúdos atuais. Por fim, na análise dos livros didáticos estudados foi perceptível lacunas, seja com relação ao conteúdo da ecologia geral, meio ambiente e problemas ambientais, como na presença de atividades e demais tópicos abordados, que podem ser considerados importantes aliados na formação dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleAnálise dos conteúdos sobre ecologia em livros didáticos de biologia do ensino médio: a ecologia no contexto multidisciplinar dos desafios ambientaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5120259253307314pt_BR
dc.description.abstractxThe work of studying the nature and conditions of the natural environment in which we are inserted was a craft for many areas of study that historically include philosophy, mathematics, physics, geography and especially biology, a discipline directly established in Natural History. The understanding of what ecology would be is a phenomenon that has been elaborated and transformed throughout its historical development. It is therefore essential to understand how this topic has been addressed in textbooks, considering the perspective of its limits and potential in the context of multidisciplinary environmental problems and how it has been passed on to students and society. the content referring to ecology is covered in high school textbooks for the discipline of biology, with a focus on the multidisciplinary context of environmental problems. Therefore, a search was carried out in 6 textbooks of the 1st and 3rd years of high school, for the environmental and ecological terms and their relationships, through a qualitative and quantitative methodology, of the descriptive and documental type, with focus on content theoretical, presence of interdisciplinarity and complementary activities. There were failures in the approach of the subjects, in relation to the criteria used, for example, the lack of some extremely important subjects for the evaluated areas, absence of interdisciplinarity and relationship between the two main subjects of the work, lack of complementary activities in some, between others. Despite this, it was possible to highlight that some textbooks had positive points such as the absence of conceptual mistakes in all copies, images with good quality, and the presence of current content. Finally, in the analysis of the studied textbooks, gaps were noticeable, whether in relation to the content of general ecology, environment and environmental problems, or in the presence of activities and other topics covered, which can be considered important allies in the education of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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