Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51685

Share on

Title: O uso de modelos didáticos tridimensionais para o ensino da embriologia humana: proposta de uma sequência didática a partir da Taxonomia de Bloom
Authors: AMARAL, Henllayane Nathani de Amorim
Keywords: Biologia - estudo e ensino; Ensino de Ciências; Sequência didática
Issue Date: 13-Dec-2022
Citation: .
Abstract: A biologia é caracterizada por ser uma disciplina que aborda conteúdos complexos e apresenta uma certa dificuldade no ensino e aprendizagem de alguns conteúdos como a Embriologia Humana, devido à complexidade dos processos, que ocorrem à vista desarmada. As rápidas mudanças morfológicas e estruturas microscópicas durante o desenvolvimento embrionário exigem dos estudantes uma grande capacidade de abstração para associar a teoria e a prática. Além disso, existem também muitos obstáculos ao abordar esse tema de uma forma aprofundada e interativa por parte dos professores. Como uma alternativa para esses problemas, pesquisas apontam que a utilização de modelos didáticos tridimensionais que reproduzem as fases do desenvolvimento embrionário humano pode contribuir significativamente para a construção do conhecimento, principalmente quando aliados a uma metodologia adequada. O presente estudo propõe uma sequência didática para o ensino da Embriologia Humana no ensino médio que inclui o uso de modelos didáticos tridimensionais associados à Taxonomia de Bloom para organizar o conteúdo e definir os objetivos de aprendizagem em níveis hierárquicos com finalidade de promover uma aprendizagem significativa. Para isso, após uma análise de trabalhos científicos que utilizam modelos didáticos tridimensionais no ensino da Embriologia Humana foi sugerida uma sequência didática composta por oito aulas de duração de 50 minutos para estudantes do segundo ano do Ensino Médio, abordando o início do desenvolvimento embrionário humano com a finalidade facilitar o método de ensino do professor bem como a compreensão do conteúdo pelos estudantes. Espera-se que a metodologia proposta nesta pesquisa possa auxiliar os professores de Biologia e transforme o ensino da Embriologia Humana, tornando-o mais eficiente e atrativo para o estudante, estimulando a aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51685
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amaral, Henllayane Nathani de Amorim.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons